Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

19 Fevereiro 2016 | Verônica Domingues

Cinema Lumière realizou a 9ª Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”

Durante 15 dias, Goiânia se transformou na capital da Sétima Arte

Compartilhe:

Público aproveita a Mostra (Foto: Cinemas Lumière)

O ponto de encontro dos cinéfilos durante o mês de fevereiro foi o Shopping Bougainville, em Goiânia (GO). Entre os dias 3 e 17, 116 filmes foram exibidos no Cinema Lumière. Os mais entusiastas também acompanharam uma programação recheada de convidados especiais.

Publicidade fechar X

Chamada de “O Amor, a Morte e as Paixões”, a Mostra chegou à nona edição. Na abertura, os diretores e roteiristas Carlos Alberto Riccelli e Kim Riccelli, bem como a atriz Bianca Muller, apresentaram seu novo longa Amor em Sampa, previsto para estrear dia 25 de fevereiro. Nos outros dias, diversas atrações estavam previstas.

Inácio Araújo, crítico de cinema da Folha de São Paulo, ofereceu um curso de Análise Fílmica no dia 4, destacando obras como Cidadão Kane (1941) e Um Corpo que Cai (1958). No dia 8, a preparadora de elenco Fátima Toledo – conhecida pelos trabalhos nos filmes Pixote e Tropa de Elite - ministrou uma palestra sobre a profissão.

Um dos destaques da Mostra foi a produção Boi Neon, dirigida por Gabriel Mascaro (Ventos de Agosto). O ator Vinícius de Oliveira esteve no evento dia 11 para dar detalhes sobre o filme, cuja proposta é discutir o estereótipo do homem nordestino. Na história, um vaqueiro (Juliano Cazarré) sonha em ser estilista e fazer carreira no Polo de Confecções do Agreste.

A diretora Sangra Kogut (Passaporte Húngaro) e a atriz Carla Ribas também garantiram um encontro com o público no dia 13. Elas foram promover o filme Campo Grande, aclamado no Festival do Rio de 2015 e no Festival de Toronto. A trama envolve abandono e trata de uma mulher de classe média que encontra duas crianças abandonadas na porta do seu prédio.

O documentário também teve espaço na Mostra. A diretora Adriana Dutra e a roteirista Flávia Guimarães participaram de um bate-papo no dia 15 sobre o longa Quanto Tempo o Tempo Tem, com estreia definida para o dia 10 de março.

Em um clima mais descontraído, o Cinema Lumière também realizou uma pré-estreia inusitada de Deadpool, grande sensação da semana. A sessão especial aconteceu no dia 11 às 00:05 e lotou. O público foi recebido por um cosplayer do super-herói (veja as fotos na galeria da Exibidor).

A Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” tem a curadoria do professor Lisandro Nogueira (UFG) e busca explorar lançamentos e clássicos do cinema nacional e internacional. Atualmente, é o segundo maior evento do Centro-Oeste, atrás apenas do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA). Quando começou, em 2001, eram apenas 18 filmes em cartaz.

Veja mais fotos do evento.

Compartilhe:

  • 0 medalha