Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Consumo

01 Março 2016 | Vanessa Vieira

Pesquisa do Omelete aponta detalhes sobre consumidor de cultura pop no Nordeste

Público geek nordestino é predominantemente homem

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

O Grupo Omelete, divulgou nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, novos dados da terceira edição da pesquisa anual “Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil”, que contou com quase 14 mil respondentes entre setembro e outubro de 2015. Em novembro do ano passado, o grupo já havia divulgado quais foram as melhores franquias para os fãs de cultura pop e também chegou a apresentar a pesquisa durante a Expocine 2015.



Com apoio da Lúdica Consultoria, o estudo envolveu mais de 100 perguntas respondidas individualmente sobre temáticas como hábitos de consumo, comportamento, mobilidade e consumo de mídia.

Com portal de entretenimento e responsável também pela organização da Comic Con Experience – CCXP, o maior evento de cultura pop no País, destacou o Nordeste e seus 1.208 respondentes nesta edição da pesquisa. Segundo a empresa, o público fã de cultura pop é predominantemente masculino, com ensino superior completo e idade entre 25 e 30 anos. Outro detalhe foi a concentração desses fãs no Estado de Pernambuco, 23%, contra 21,4% do Ceará e 21,1% da Bahia.

A força das franquias esteve presente nas respostas nordestinas já que o personagem Batman foi considerado o super-herói mais amado seguido pelo Homem-Aranha. Além disso, também foram longas de sagas que ficaram entre os “melhores filmes de todos os tempos” com O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca ocupando o primeiro e o segundo lugares.

Brasil e o streaming

Apesar de o cinema ainda ser o meio preferido dos fãs de cultura pop para assistir filmes (66%), os serviços de streaming estão crescendo em popularidade. “A ascensão do streaming representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Isso mostra como o serviço está dominando o mercado”, comenta Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete.

De acordo com o estudo, os serviços de streaming já passaram a TV a cabo enquanto espaço midiático. Atualmente 21% dos respondentes preferem o streaming para assistir filmes, sendo que 83% utilizam o Netflix e 70% o YouTube. Apesar de ilegal, o extinto serviço pirata Popcorn Time apareceu com 25% de preferência entre os usuários de streaming. Na edição de 2014 da pesquisa, 32% dos participantes diziam não utilizar nenhum serviço do tipo.

Compartilhe:

  • 0 medalha