Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

12 Abril 2016 | Vanessa Vieira

Executivos falam do novo paradigma dos cinemas: o Cultureplex

Painel na CinemaCon 2016 debateu o cinema como experiência cultural e social

Compartilhe:

Paul Holliman, da Walt Disney Studios, foi o moderador do debate. (Foto: CinemaCon 2016)

Entre os painéis mais relevantes do primeiro dia (11) da CinemaCon 2016 esteve o debate “O próximo paradigma dos cinemas – Cultureplex”, que teve moderação de Paul Holliman, vice-presidente de vendas da divisão central da Walt Disney Studios Motion Pictures.

Publicidade fechar X

O conceito debatido, chamado “Cultureplex”, significa a consideração do cinema enquanto espaço cultural de convivência comunitária. E, no painel, a indústria pôde apresentar as maneiras pelas quais tenta se adaptar para atender às demandas dos espectadores, bem como falar de outras possibilidades para o cinema como espaço para família, em formato de arena, com salas integradas ou até salas individuais.

Holliman recebeu no palco da convenção outros cinco executivos: Jon Barrenechea, gerente de desenvolvimento de projetos da Picturehouse Cinemas Ltd.; Mike Cummings, presidente da TK Architects; Yongseok Jang, vice-presidente executivo e diretor da divisão de planejamento estratégico da CGV; George Sautter, vice-presidente sênior de desenvolvimento e estratégia corporativa da Cineplex Entertainment; e Corinne Thibaut, diretora de cinema e lazer da Coca­Cola Company.

Yongseok Jang, da rede de cinemas sul-coreana CGV, falou que o cinema pode ser integrado a experiências culturais como bibliotecas, espaços de convivência, arte e música, jogos e muito mais. O executivo divulgou também que a rede pretende instalar 400 novas telas 4DX pelo mundo ainda neste ano. “Nós nos esforçamos para criar experiências cinematográficas cada vez melhores”, afirmou Jang.

Já Mike Cummings, da TK Architects, comentou que novos conceitos para lobby de cinemas podem propor experiências e que é possível pensar o cinema em si como centro de entretenimento e diversão que vão além dos filmes. “As pessoas passam muito tempo em seus computadores, acredito que temos que criar algo realmente imersivo para atrai-las”. Para ele, atividades diferentes como eventos com DJ´s ajudam a comunidade a identificar o espaço como área de convivência.

A diretora da Coca­Cola Company, Corinne Thibaut, por sua vez, defendeu o cinema como uma experiência única, capaz de conectar pessoas. A executiva afirmou acreditar que essas novas possibilidades de transformação do espaço do cinema podem ampliar essa capacidade de conexão social.

Outro conceito diferente de cinema que foi debatido é o Rec Room, que seria a experiência de transformar o espaço de exibição em um tipo de playground com projeção de videogames e ambiente interativo. O que chama a atenção para o potencial de salas Rec Room é o número de jogadores no mundo: mais de 226 milhões que formariam um novo público que está indo aos cinemas em exibições diferenciadas como a dos campeonatos do game League of Legends.

Confira a cobertura completa do primeiro, do segundo e do terceiro dia da convenção.

Compartilhe:

  • 0 medalha