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13 Abril 2016 | Natalí Alencar

2º dia da CinemaCon teve três apresentações de estúdios, panorama do mercado e abertura da feira de negócios

Convenção realizada em Las Vegas termina nessa quinta (14)

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Apresentação da Sony na CinemaCon 2016 (Foto: CinemaCon 2016)

Três estúdios apresentaram line-up no segundo dia da CinemaCon 2016: STX Entertainment, Warner Bros. e Sony Pictures. Com surpresas e a presença de elenco e diretores, os estúdios mostraram que 2016 pode conter uma safra tão boa quanto a de 2015. Apesar da ótima arrecadação e de recordes quebrados no ano passado, a bilheteria internacional foi em certa medida prejudicada por conta da alta do dólar.

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O dia começou com o Café da manhã internacional com a apresentação da Variety: The Children’s Charity, entidade social que ajuda crianças por meio do cinema, e com premiações: John Irace e Tony Irace (Bert Nathan Memorial Award); Ted Costas (Inter-Society Ken Mason Award) e BBC Worldwide North America (CinemaCon Excellence in Event Cinema Award). A primeira sessão de "event cinema" liderada pela BBC foi a exibição de episódio de aniversário de 50 anos da série televisiva Doctor Who em 2013. [Atualizado em 18/04/2016, às 15h05]

A força da indústria cinematográfica mundial e as novas tecnologias também foram destaque.

Confira:

A indústria

Como tradicionalmente já é esperado, a CinemaCon trouxe em seu segundo dia um panorama da indústria. John D. Loeks, da NATO, reforçou que o cinema é ainda “o melhor lugar para assistir um filme e ter uma experiência única”. A NATO agrega 32 mil telas de 50 estados, estando presente em 82 países ao redor do mundo. A entidade também entregou o prêmio 2016 NATO Marquee Award para David Passman, CEO da Carmike Cinemas, quarta maior exibidora dos EUA. [Atualizado em 16/04/2016, às 11h35]

A Universal foi citada como o estúdio destaque de 2015 pois teve diversas produções que contribuíram para uma bilheteria sem precedentes. Três filmes ultrapassaram a marca global de US$ 1 bilhão: Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, Velozes e Furiosos 7 e Minions.

Além disso, outros filmes foram decisivos para somar com esses resultados como 007 Contra Spectre, Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, Missão: Impossível – Nação Secreta e claro, Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força. No total, a bilheteria dos Estados Unidos e Canadá obteve US$ 11.1 bilhões, um crescimento de quase 8%. Para 2016 a previsão é de 12%. Na América Latina o crescimento foi de 13% em 2015, e no Brasil, 7.4%.

Chris Dodd, da MPAA, também parabenizou os recordes e reforçou o coro de que o cinema é a melhor experiência e que não pode ser recriada em nenhum outro ambiente.

John Fithian, da NATO, mostrou a influência do público “Teen” na bilheteria. Se você acreditava que esse público não frequentava os cinemas, melhor rever seus conceitos. 16% da bilheteria dos Estados Unidos e Canadá vem desse público. Eles são a maioria quando o assunto é 3D e formatos premium.

Negócios, serviços e produtos

A feira de serviços e produtos para exibidores teve início nesta terça e contou com novidades de grandes players:

Barco fez uma exibição com seu projetor Flagship Laser, apresentou novidades relacionadas às salas Escape - incluindo a parceria com as produtoras Cross Creek Pictures e Fundamental Films - e divulgou dados sobre Auromax. Mais de 100 filmes já foram gravados em Auro 11.1.

Entre as novidades também sobre projeção a laser está o lançamento da MasterImage de seu suporte para esse tipo de exibição, bem como para formatos Premium Large Format - PLF. O serviço é prestado 24h por dia, sete dias por semana e sem taxa de licença. O sistema 3D da empresa hoje está em mais de 8.200 instalações no mundo.

Christie também apresentou novidades como seu novo projetor a laser, a próxima linha de alto-falantes da série LS, soluções imersivas para o lobby que engajam o espectador e, inclusive, uma contratação.

A CGV apresentou suas tecnologias ScreenX, 4DX e 4DX-VR e anuciou a parceria com a PVR e a Showbiz. Já a D-Box divulgou sua tecnologia imersiva indivisual, criada em 2009. O cinema 4D da empresa está presente em mais de 500 telas pelo mundo, segundo dados do fim de 2015.

Entre as empresas ligadas a sistemas de som imersivo, a Dolby divulgou produtoras que estão interessadas em trabalhar com sua solução Dolby Atmos, além de ter apresentado também produtos para acessibilidade e ter realizado apresentação sobre suporte técnico. A GDC também apresentou novidades de seu som imersivo, bem como de seus softwares.

- Confira a cobertura completa do primeiro dia e a programação desta quarta-feira (13)

- Veja as fotos do Dia Internacional (11)

Veja também a cobertura do terceiro dia da CinemaCon 2016.

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