Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Top 10 EUA

13 Junho 2016 | Vanessa Vieira

“Invocação do Mal 2” abre bem nos EUA e “Warcraft” bate recordes no mundo

Longa de terror competiu com outras duas estreias e filme da Universal teve estreia recorde na China

Compartilhe:

"Invocação do Mal 2" liderou nos EUA e "Warcraft" teve a maior abertura de um filme estrangeiro na China (Foto: Warner | Universal)

Este fim de semana contou com três estreias nos Estados Unidos: Invocação do Mal 2, Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos e Truque de Mestre: O Segundo Ato. A continuação de terror da Warner liderou o ranking com US$ 40,3 milhões faturados em mais de três mil cinemas, uma boa abertura para filmes do gênero nos EUA praticamente repetindo a bilheteria do primeiro longa da franquia, que abriu em 2013 com US$ 41 milhões. O sucesso da continuação pode ser ainda mais significativo agora que Hollywood começa a questionar os resultados de sequências.

Publicidade fechar X

De acordo com Paul Dergarabedian, analista sênior da comScore, a audiência da continuação de Invocação do Mal foi composta por 52% de mulheres e 48% de homens, sendo que para 41% a principal motivação para ir assistir o longa era o seu gênero e 57% do público tinha idade abaixo de 25 anos. Invocação do Mal 2 ainda estreou em mais 44 mercados, arrecadando aproximadamente US$ 50 milhões em outros países.

O filme de terror também liderou o Top 10 em territórios latino-americanos como Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai com destaque especial para a Argentina, onde Invocação do Mal 2 vendeu 477 mil ingressos.

Warcraft estreou nos EUA em segundo lugar com bilheteria abaixo do esperado, US$ 24,3 milhões, e exibição em 3,4 mil cinemas – cerca de 60 complexos a mais do que Invocação do Mal 2. Dergarabedian aponta que uma pesquisa de audiência da comScore PostTrak demonstrou que 69% do público era composto de homens e 31% de mulheres, sendo que 44% da audiência afirmou que queria ver o filme por causa de seu gênero. 53% do público tinha mais de 25 anos. O longa da Universal já chegou em 51 mercados e conquistou um total aproximado de US$ 130 milhões no mundo – contando com os EUA, mas não a China.

No país asiático, o título inspirado em jogo eletrônico homônimo se destacou ao ser lançado na quarta-feira (08) em meio a um feriado chinês que geralmente conta com menos público espectador. Apenas no fim de semana, Warcraft teve market share de 73% das mais de 35 mil telas da China – um recorde para longas estrangeiros – e, de sexta-feira a domingo, arrecadou US$ 64,5 milhões. A abertura de quarta-feira a domingo somou US$ 156 milhões, tornando o título da Universal a maior abertura de filme estrangeiro na China. Parte desse sucesso se deve à maneira como o jogo homônimo é popular no país, aos mais de 20 patrocinadores do longa e às parcerias da Legendary com pelo menos quatro grandes empresas chinesas ligadas à distribuição, financimento do conteúdo e divulgação do título: Chinal Film Group, Taihe, Huayi Brothers Media e Tencent. [Atualizado em 14/06/2016, às 13h15]

Warcraft, inclusive, foi tema de debate durante o 19º Shanghai International Film Festival, que começou no sábado (11) em Xangai e tem previsão para terminar em 19 de junho, próximo domingo. No encontro, o ator e diretor Jackie Chan afirmou que o mercado chinês de cinema era visto como sem importância há alguns anos, mas que isso mudou drasticamente. Para ele, o sucesso do título da Universal “assusta os norte-americanos”. Chan ainda afirmou que, se um dia a China tiver uma produção que arrecade US$ 1,5 bilhão, “o mundo que estuda os filmes aprenderá chinês em vez de inglês”. Warcraft teve custo em torno de US$ 160 milhões, é uma produção da Legendary Picturesestúdio adquirido pelo conglomerado chinês Wanda ainda no início de 2016 – e sua bilheteria global está em US$ 285 milhões.

Em terceiro lugar nos Estados Unidos, Truque de Mestre: O Segundo Ato somou US$ 23 milhões com presença em 3,2 mil cinemas. Dergarabedian também fala sobre a audiência da continuação de Truque de Mestre, lançado em 2012. Segundo o executivo, a sequência contou com público de maioria masculina (51%), com 50% acima de 25 anos e, para 33% da audiência, a principal motivação para assistir o lançamento era o fato de ele ser parte de uma franquia da qual gostam. O filme ficou com o primeiro lugar do ranking da Rússia, com US$ 6,1 milhões – um resultado 23% melhor do que o primeiro título da franquia. Já no Japão, o longa com mais bilheteria neste fim de semana foi o drama policial japonês 64, com US$ 3,3 milhões. [Atualizado em 14/06/2016, às 13h15]

Ainda em décimo lugar no Top 10 EUA em sua nona semana de exibição, Mogli – O Menino Lobo arrecadou US$ 2,7 milhões e, na Coreia do Sul, foi líder do ranking local com 852 milhões de ingressos vendidos e US$ 1,22 milhão a mais do que Warcraft, que abriu no país com US$ 5 milhões.

Já no Reino Unido, o filme que liderou o fim de semana foi Como Eu Era Antes de Você que somou US$ 2 milhões, caindo apenas 20% desde sua estreia na semana passada. Nos EUA, o drama romântico ficou em sexto lugar com US$ 9,2 milhões, em menos 568 complexos do que no período anterior. Os quarto e quinto lugares do ranking estadunidense ficaram com As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras e X-Men: Apocalipse. Os dados são da comScore.

Compartilhe:

  • 0 medalha