Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

17 Junho 2016 | Natalí Alencar

Mercado Europeu é pilar vital no segmento de exibição e distribuição mundial

Executivo da UNIC e CineEurope comenta detalhes da região e programação do encontro

Compartilhe:

(Foto: CineEurope)

Começa na próxima semana (20 a 23 de junho) a 25 ª edição da CineEurope, que terá cobertura exclusiva do Portal Exibidor, e é a convenção oficial da UNIC (International Union of Cinemas - União Internacional de Cinemas, em tradução livre).

Publicidade fechar X

O encontro é aguardado com expectativa pelo mercado, pois já confirmou novidades de grandes empresas fornecedoras de equipamentos e serviços para cinema, além de distribuidoras e estúdios, que anunciaram, inclusive, apresentações de filmes na íntegra em primeira mão.

Em entrevista ao Portal Exibidor, o executivo da UNIC, Jan Runge, comenta a importância do mercado europeu no cenário global, mudanças no setor com a digitalização e alguns detalhes da CineEurope, que espera receber mais de 3.500 pessoas.

“Haverá encontros com executivos de altíssimo nível na manhã de segunda, incluindo Jeffrey Katzenberg (DreamWorks Animation), Paul Donovan (UBS Investment Bank), David Passman (Carmike) e Jan Bernhardsson (Nordic Cinema) – para debater o futuro da exibição cinematográfica em um contexto global”, revelou.

Confira a entrevista na íntegra:

- O mercado europeu foi destaque na última CinemaCon. Como vocês avaliam essa participação? A região aposta em suas produções locais e ao mesmo tempo responde por mais de 20% da bilheteria mundial. Qual a importância desses números para o mercado global de cinema?

A porcentagem da bilheteria na Europa em 2015 chegou em 24,1% - indicando que o setor está em plena forma e é um pilar vital na construção global da indústria cinematográfica. A arrecadação total da bilheteria dos territórios representados pela UNIC alcançou € 8.8 bilhões (mais de R$ 33 bilhões), um crescimento de 12,5 % em relação ao ano anterior. O total de ingressos aumentou 6%, alcançando mais de 1,25 bilhão de visitas ao cinema pela primeira vez desde 2004.

Nossos parceiros na distribuição e produção investiram em filmes nos quais o público tinha vontade de ver na telona. Enquanto nossos parceiros dos estúdios norte-americanos, forneceram a maioria das produções em muitos territórios, países na Europa também tiveram um resultado próspero no segmento de produção doméstica.

Enquanto os filmes europeus não chegam a outros territórios na mesma proporção das produções norte-americanas, há esperança de que a comunidade do cinema europeu, com a ascensão do cinema digital, habilite distribuidores no Brasil e em outros lugares a programar filmes mais diversificados, incluindo quiçá, num futuro, títulos europeus.

- Em 25 anos de CineEurope, quais as principais mudanças que vocês notaram no mercado?

A indústria cinematográfica mudou intensamente ao longo desses anos. Grandes lançamentos de filmes são, na atualidade, verdadeiros eventos globais, gerando ao mesmo tempo entusiasmo nos espectadores nos EUA, Europa, Ásia e nos mercados emergentes ao redor do mundo. Assim, a conversão para o cinema digital e outras atualizações tecnológicas permitiram aos exibidores oferecer uma experiência diversificada a bilhões de espectadores.

Nesse contexto, a CineEurope permanece à frente nos esforços para explorar e mostrar as mudanças. Por um quarto de século, o evento tem acompanhado e dado suporte à comunidade do cinema Europeu em sua jornada única, com paradas em Amsterdã, Bruxelas e nos últimos cinco anos, pela linda cidade de Barcelona.

- Sabemos que é difícil manter um evento por tanto tempo, qual é o segredo?

A CineEurope se tornou um ambiente no qual os profissionais da indústria podem discutir os desafios mais urgentes do setor, dividir suas experiências, aprender mais sobre novas tecnologias, fazer network e explorar oportunidades em torno da tela grande.

A cada edição, tentamos quebrar barreiras e atender da melhor forma as necessidades do nosso público. Neste ano, aguardamos ansiosos para celebrar o aniversário de 25 anos da CineEurope. O evento é inspiração para o próprio mercado europeu, que se desenvolveu por conta da sua pluralidade e paixão por inovação. E como tal, seria justo dizer que o encontro se tornou uma das maiores convenções no mercado internacional de exibição, precisamente pelo fato que representa tudo o que fascina o mercado de exibição no cinema europeu.

 - Quais os destaques da programação nesta edição?

Paralela às apresentações dos próximos lançamentos dos nossos parceiros de distribuição internacional e europeia, além da feira com tecnologias de ponta, juntamente com nossos parceiros do Film Expo Group, desenvolvemos uma programação de debates, mesas-redondas e seminários para explorar novas oportunidades de crescimento e negócios.

Vamos analisar qual a melhor forma de engajar o público jovem na experiência da telona, como podemos utilizar o ‘big data’ para analisar e prever o comportamento do nosso público e aprender as tendências-chave atuais no segmento de “cinema evento”.

Haverá encontros com executivos de altíssimo nível na manhã de segunda, incluindo Jeffrey Katzenberg (DreamWorks Animation), Paul Donovan (UBS Investment Bank), David Passman (Carmike) e Jan Bernhardsson (Nordic Cinema) – para debater o futuro da exibição cinematográfica em um contexto global. Isso, claro, é apenas uma pequena parte da nossa programação!

- Qual o perfil do público que visita a CineEurope? São de quais países? Qual a expectativa de público para esta edição?

A CineEurope reúne os exibidores, atendentes e associações, distribuidores, fornecedores de tecnologia e outros parceiros da indústria de todo o mundo para celebrar a experiência do cinema. Para nossos colegas europeus, especialmente, o encontro se tornou uma parte essencial do calendário da indústria. A CineEurope 2016 poderá ser definida como nosso maior evento de todos os tempos. Esperamos mais de 3.500 pessoas para se divertir e celebrar concosco nossas bodas de prata em Barcelona.

- Quantos visitantes o evento recebeu no ano passado?

Mais de 3.000 visitantes e de mais de 60 países.

- Quais companhias são parceiras do evento?

A CineEurope é a convenção oficial da UNIC (International Union of Cinemas, União Internacional de Cinemas, em tradução livre) e produzida pela Film Expo Group, proprietária de publicações líderes em entretenimento e organizadora de eventos. Um dos nossos maiores parceiros é a Coca Cola, que tem dado suporte à convenção desde seu início.

Estamos também extremamente agradecidos à todos nossos parceiros nos Estados Unidos e companhias de filmes europeus que nos apoiam ano após ano ao escolher a CineEurope para apresentar seus produtos. Vale lembrar que de uma forma geral, é um encontro que requer a entrada e participação de um grande número de parceiros da indústria, e isso tem feito do evento o que ele é hoje.

- Quais estúdios apresentarão conteúdo no evento? 

A cada ano, os maiores estúdios de Hollywood e estúdios de filmes europeus vêm a Barcelona para mostrar seus melhores lançamentos para o próximo período. A CineEurope 2016 terá apresentações de filmes e de produtos da DreamWorks Animation, Warner Bros., Universal, Walt Disney, Mister Smith e UniFrance, apenas para citar alguns. 

- Na sua opinião, quais serão as próximas tendências para os exibidores europeus?

Nos próximos anos, a consolidação da indústria irá crescer, com mais eficiência e expansão além dos territórios em que a UNIC atua. Em consonância com essa tendência, continuará existindo uma forte camada de empresas independentes bem-sucedidas e a dinâmica local de produção e distribuição dos filmes chegará a novos territórios que continuarão a assegurar a resistência do setor.

Enquanto o público nos cinemas em mercados mais jovens permanece forte – particularmente em ascensão na região central e oriental dos territórios europeus – nos mercados mais maduros da Europa Ocidental estão aumentando os desafios de construir novas audiências ao mesmo tempo em que os consumidores estão aptos para acessar uma quantidade infinita de outras ofertas de lazer.

O cinema digital entregou o que havia prometido, mudanças fundamentais na economia e no modelo operacional do setor, conduzindo a experiência para algo muito mais diversificado oferecido na Europa, caracterizado por uma ótima flexibilidade na programação e refletindo no crescimento fragmentado de novas audiências com outras preferências. Além disso, assim como a entrega, o gerenciamento de conteúdo e a programação se tornaram muito mais fluida e centrada no consumidor final, lançamentos e eventos no cinema ajudam a atrair mais – e de uma maneira mais diversa – novos públicos.

Exibidores também continuam investindo em atualizações relacionadas a projeção e qualidade do som como prioridade para fazer da experiência no cinema algo mais imersivo, o que já foi adotado por diversos diretores renomados, e tem sido feito com impacto por estes sortudos que decidiram experimentar.

 A UNIC continuará monitorando essas tendências e apoiando os membros na manutenção e atualização com as mais recentes tecnologias que influenciam a indústria do cinema.

Esperamos vê-los em Barcelona!

Compartilhe:

  • 0 medalha