26 Julho 2016 | Fábio Gomes e Vanessa Vieira
Filmes religiosos estão entre os longas de baixo orçamento mais lucrativos
“Quarto de Guerra” é o título mais recente entre os 10 mais lucrativos segundo pesquisa
Internacionalmente, filmes de baixo orçamento tem um mercado considerável. Especialmente nos EUA, esse nicho conta com longas que conseguem ir além do seu nicho e, muitas vezes, tornam-se sucessos de bilheteria e chegam a ganhar indicações a diversos prêmios.
Publicidade fechar X
Por conta disso, Stephen Follows, analista da indústria cinematográfica, e Bruce Nash, do site The Numbers, uniram-se para entender as lições que produtores podem aprender com esses filmes e como identificar uma produção de baixo orçamento que poderá fazer barulho nos cinemas.
Por conta disso, foram estudados três mil filmes lançados entre 2000 e 2015 com um orçamento entre US$ 500 mil até US$ 3 milhões que tiveram um alto lucro, analisando desde sua bilheteria nos EUA e internacional, até VOD e exibição na televisão. Desse número, foram separados 63 longas e, entre esses, o longa mais recente é Quarto de Guerra, que conseguiu arrecada mais de US$ 67 milhões nos EUA. O filme também chegou a outros territórios como o Brasil, onde o título vendeu mais de 560 mil ingressos.
Aqui em terras brasileiras, outro sucesso do cinema religioso foi Os Dez Mandamentos – O Filme, adaptação de novela nacional que teve 11 milhões de público neste ano.
A produção de 2015 ficou em terceiro lugar no ranking divulgado no portal American Film Market, antecedido por Tiros em Columbine, de 2002, e The Lives of Others (sem título em português), de 2006. Ainda dentro do Top 5 dos filmes de baixo orçamento mais lucrativos está outro longa religioso: Deus Não Está Morto, de 2014. O longa teve bilheteria internacional de US$ 62 milhões.
Isso demonstra um dos padrões apontados pela pesquisa: de que filmes religiosos comoventes e emotivos são um dos gêneros mais bem-sucedidos entre as produções de baixo custo, sendo que é também o tipo de produção com maior porcentagem de receita advinda do cinema (31%). Outros gêneros com bons resultados são documentários com “histórias poderosas” que já têm seu público bem identificado, dramas artísticos altamente premiados ou com muitas indicações a prêmios e longas de terror “extremo” e de conceito claro e simples. Este último, inclusive, é colocado o primeiro modelo de filmes baratos e bem-sucedidos. 30% do lucro desses filmes vêm do cinema.
Entre as “lições” deixadas pelos pesquisadores aos produtores de longas de baixo orçamento, ter uma ideia clara do público que irá atingir é considerado o primeiro passo para um bom resultado. No entanto, o estudo traz a advertência de que, se os produtores visam uma audiência mais genérica, então a qualidade artística, por exemplo, passa a ter um peso maior do sucesso ou fracasso do filme. Outra dica é que utilizem de bons atores, mas que o elenco não precisa ser formado de celebridades.
Confira a pesquisa em inglês.
- 0 medalha