Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Números

25 Agosto 2016 | Natalí Alencar

Festival Varilux levou 156 mil pessoas aos cinemas em 2016

Rio de Janeiro foi a cidade recordista e “Chocolote” o filme mais visto

Compartilhe:

O filme "Chocolate" que levou mais de 22 mil espectadores aos cinemas (Foto: Califórnia Filmes)

Com um aumento de 42% de público em relação à edição 2015, o Festival Varilux de Cinema Francês atingiu um novo recorde. Mais de 155 mil pessoas assistiram aos 16 filmes em cartaz durante duas semanas de exibição em junho último.

Publicidade fechar X

Assim como ano passado, o Rio de Janeiro foi a cidade que mais teve espectadores – passando dos 20 mil -, seguida por São Paulo (16.458), Recife (14.786) e Juiz de Fora (6.527). 52 cidades receberam o Festival. Cinemas das redes Cinemark, Arcoplex, Moviecom, Cineflix e Grupo Espaço participaram da programação.

O filme mais visto foi Chocolate, com o ator Omar Sy, que levou mais de 22 mil espectadores aos cinemas. Agnus Dei, de Anne Fontaine, ficou em segundo lugar com quase 13 mil ingressos, seguido por Um Amor à Altura, de Laurent Tirard, visto por 12.200 pessoas.

“É importante defender um espaço maior para a diversidade nos cinemas brasileiros, porque os festivais como o Varilux permitem comprovar com força que sim, existe um público sedento por isso”, comemorou o diretor da Bonfilm e do Festival, Christian Boudier.

Além da exibição de filmes, o Festival promoveu atividades paralelas, como a oficina de roteiros, as sessões educativas e sessões gratuitas. Em 2016, o evento contou ainda com uma novidade: pela primeira vez foi realizada a “Oficina de Crítica Cinematográfica”, voltada para profissionais mais experientes ou com menos tempo de mercado, ministrada no Rio de Janeiro pelo renomado crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor da redação da prestigiada revista “Cahiers du Cinéma”.

Compartilhe:

  • 2 medalha