Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / América Latina

20 Setembro 2016 | Vanessa Vieira

Projeto argentino leva crianças e adolescentes ao cinema para formar público

Liderada pelo INCAA, a iniciativa já chegou a sete províncias do país

Compartilhe:

(Foto: Diário de Cultura)

O projeto "Escuelas van al cine" (Escolas vão ao cinema, em tradução livre), que leva alunos argentinos aos cinemas, agora está em sete das 24 províncias do país. A região de Salta, por exemplo, recebeu a iniciativa a partir de agosto último e agora estudantes, de crianças até adolescentes, visitam salas de cinema e têm aulas de análise e crítica de filmes. Dessa maneira, a Argentina se tornou um dos primeiros países a apresentar a experiência cinematográfica a crianças do primário como parte de ação governamental, atrás de outros territórios como a França.

Publicidade fechar X

Liderado pelo Instituto Nacional de Cine y Arte Audiovisuales - INCAA, o projeto é resultado de parceria entre a entidade e o Institut Français (Instituto Francês, em tradução livre), bem como o Centre National du Cinéma et de l´image animée - CNC (Centro Nacional do Cinema e da Imagem Animada, em tradução livre). As organizações sinalizaram o acordo com assinatura do presidente francês François Hollande durante o Seminário Franco-Argentino sobre a Geração de Público, realizado em junho com apoio da Embaixada da França na Argentina.

Foi graças a essa parceria que a Argentina pôde analisar o modelo francês de formação de público junto a crianças e jovens para aplicá-lo a seu território de maneira adaptada. Para isso, o INCAA contou com a ajuda de especialistas franceses que visitaram o país latino-americano para viabilizar um projeto que fosse similar ao "École au Cinema" (Cinema na Escola, em tradução livre), realizado na França.

A ideia é levar a criança e o adolescente para além do mundo virtual e apresentá-lo à experiência cinematográfica com a intenção de formar público, principalmente para o cinema nacional. Hoje a Argentina já é um dos países da América Latina com maior consumo de produções nacionais, mas o objetivo é alcançar territórios como a França, que é conhecida pelo público cativo dos títulos locais.

O "Escuelas van al cine" tem previsão para acontecer apenas até novembro deste ano, mas o INCAA espera que o governo argentino passe a adotá-lo como uma prática governamental em longo prazo e não como uma iniciativa pontual. Também faz parte desse projeto um concurso para adolescentes de 13 a 18 anos que devem propor respostas à pergunta "O que o cinema argentino precisa para que mais jovens como você o assistam?". Ao todo cinco propostas serão premiadas. As inscrições de ideais foram fechadas em 30 de julho.

Veja o vídeo do concurso:

Compartilhe:

  • 0 medalha