Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Julgamento

29 Setembro 2016 | Fernanda Mendes

AMC Entertainment é processada por monopólio de conteúdo

A rede Cobb Theatres alega também que a rede está impedindo a companhia de abrir mais unidades de cinema

Compartilhe:

(Foto: AMC Theaters)

Um processo que vem dando dor de cabeça a AMC Entertainment está bem longe de terminar. Segundo o site The Hollywood Reporter, a rede de cinemas americana Cobb Theatres, que tem cerca de 40 cinemas no país, entrou com uma ação contra a AMC alegando que a empresa utiliza de sua força no mercado para fazer pactos com distribuidores de filmes a fim de privar os concorrentes ao acesso das produções.

Publicidade fechar X

Segundo o arquivo feito pela Cobb, devido a essa estratégia trust, uma das unidades da rede, o CineBistro, não pôde exibir blockbusters como O Espetacular Homem-Aranha. A rede ainda afirma que a Warner Bros. também dificultou a venda da licença de O Hobbit: A Desolação de Smaug para o cinema.

Na época, a Regal Entertainment venceu uma batalha na justiça por um processo semelhante ao da gigante exibidora. Por isso, a AMC trouxe esta sentença a seu favor, com a esperança de inocentar-se do julgamento.

No entanto, por mais que a 20th Century Fox afirmasse que não faria mais esses pactos de exclusividade de conteúdo, em março de 2015, o juiz não aceitou o pedido da AMC e, agora, a rede está trabalhando para apresentar novas defesas ao julgamento.

“Através do seu processo, a Cobb busca triplicar a indenização por milhões de dólares e, busca também, indenizações punitivas para suas reivindicações torturantes, assim como uma medida permanente que, se concedida, iria impactar financeiramente os negócios da AMC por todo território dos Estados Unidos”, declarou os documentos judiciais da AMC.

Ainda, a Cobb também alega que a AMC Entertainment tentou interferir e dificultar que a rede abrisse mais oito unidades, a fim de impedir que a companhia entre em mais regiões.

No entanto, a AMC alega que a rede de cinemas não tem tantas ligações no mercado que possam provar que esta seja verdadeira.

Compartilhe:

  • 0 medalha