Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Novidade

30 Setembro 2016 | Fernanda Mendes

Projeto colaborativo pretende apoiar a exibição na Espanha

O Film2 será lançado em outubro, transformando espaços alternativos em salas de exibição

Compartilhe:

(Foto: Film2)

Pátria de um dos cineastas de destaque na atualidade, Pedro Almodóvar, a Espanha não vive seus melhores momentos no mercado cinematográfico. Segundo o site Cine&Tele, o país passa por uma grande escassez na área da exibição.

Publicidade fechar X

Cerca de 23 cidades espanholas com mais de 50 mil habitantes não possuem uma sala de cinema e, segundo dados da Federación Española de Municipios y Provincias (FEMP) e do Instituto de Cinematografía y Artes Audiovisuales (ICAA), mais de 20 milhões de pessoas tem que viajar 100 quilômetros para assistir a um filme.

Diante dessa necessidade, Antonio Dyaz e Jorge Massa fundaram a Fiml2, distribuidora independente, que tem como objetivo dar espaço de exibição a muitos filmes que nem chegam às telonas espanholas.

O projeto funcionará de forma colaborativa. A ideia é que espaços que possuam uma sala com capacidade de no mínimo 20 pessoas, recebam o público para assistir a um longa. Lugares como instituições culturais, faculdades, escolas e etc, poderão cadastrar-se para veicular essas produções que não tem apoio comercial e governamental.

Para contornar a burocracia e os desafios para abrir uma sala de exibição na Espanha, a Film2 compartilhará com seus parceiros sua licença coletiva de exibidor itinerante, com apoio da ICAA e da Sociedad General de Autores y Editores (SGAE).

“Algo anormal está acontecendo com a distribuição de cinema em nosso país, pois a cada ano se produzem mais de 1.600 filmes somente na Europa, muitos dos quais têm alta qualidade artística. Mas está cada vez mais difícil desfrutar de uma dessas produções na sala de cinema”, afirma Dyaz durante evento na SGAE.

A Film2 já conta com diversos acordos com distribuidores independentes e seu catálogo está aumentando. Até o momento, cinco espaços já aderiram ao projeto, como o importante auditório municipal de Aranjuez, um bar em Madrid, o Antic Teatre de Barcelona e um espaço onde imigrantes da colônia espanhola se reúnem em Edimburgo, capital da Escócia.

Ainda, Dyaz também afirmou que já estão em negociações com o Instituto Cervantes para levar o catálogo da distribuidora para os 70 centros da instituição ao redor do mundo.

Quanto ao preço do ingresso, pode variar de 3 a 5 euros, tendo seus valores divididos igualmente entre distribuidora, exibidora e com gastos para manutenção dos espaços.

Verão em baixa

A bilheteria espanhola também não vive seu melhor momento. Segundo o site, entre agosto e setembro, nenhum dos 32 filmes no fim de semana de sua estreia superaram 4 milhões de euros.

O único destaque foi o longa da Universal, Pets, que arrecadou 3.8 milhões de euros nos primeiros três diasde exibição, tornando-se a melhor estreia do ano.

Outras produções que podem ser destacadas com um bom desempenho são Esquadrão Suicida, da Warner, com renda acumulada de mais de 10 milhões de euros e Jason Bourne, da Universal, que já supera 5 milhões de euros.

No entanto, em comparação ao mesmo período do ano passado, o rendimento não foi nada bom. Em 2015, sete títulos superaram os 5 milhões de euros em seu primeiro fim de semana de lançamento.

Compartilhe:

  • 0 medalha