Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Recorrente

14 Outubro 2016 | Janaína Pereira

Video On Demand é o tema mais abordado no RioMarket

Em palestras específicas ou permeando outros temas, VOD se torna o assunto mais comentado do evento deste ano

Compartilhe:

(Foto: Daniel Anzola)

Assunto recorrente durante o RioMarket, braço de mercado do Festival do Rio, o Video on Demand (VOD) também foi foco de um seminário para esclarecer o trabalho dos seus agregadores. Com mediação de Fabio Lima, da Sofá Digital, e palestras de João Worcman, da Synapse Produções, e de Igor Kupstas, da O2 Play, o seminário “O que são agregadores de VOD?” atraiu um grande público, que pode entender que, com a  alta demanda de digitalização e volume de licenciamento de conteúdo, as plataformas de VOD Globais adotaram um modelo de terceirização dos serviços e adicionaram um novo player na cadeia do audiovisual.

Publicidade fechar X

Igor Kupstas explicou que, desde o seu início, a 02 Play se firmou como uma distribuidora também no digital. “Nosso primeiro lançamento em cinema, Cidade Cinza, foi também nosso primeiro lançamento no iTunes. Somos agregadores da Apple há pouco mais de dois anos. O espaço no digital tende ao infinito, então, tem lugar para todo mundo. Mas o desafio transcende encontrar espaço, lutar pela sala, mas sim estabelecer um diálogo com a audiência e aparecer editorialmente nas plataformas. É uma nova dinâmica de distribuição, que a O2 Play está se especializando e encontrando novas formas de trabalhar em parceria com os produtores”.

Kupstas citou vários exemplos de trabalhos realizados pela O2 Play, como a experiência de fazer um day-and-date com o documentário Junho: O Mês que Abalou o Brasil. “Foi muito interessante, porque o filme foi captado em junho de 2013 e lançado em junho de 2014, muito rápido do ponto de vista de produção. O formato simultâneo de janela visava ampliar o público e a relação dele com o filme pouco antes da Copa do Mundo. Em junho de 2014, Junho: O Mês que Abalou o Brasil chegou aos cinemas brasileiros, e, por meio do iTunes, a todo o Brasil e mais 90 países, com legendas em inglês, espanhol, alemão e francês”.

Igor Kupstas acrescentou que a O2 Play é distribuidora digital do iTunes, Google Play, Now, Netflix e Vimeo. “Somos também enconding house destas plataformas todas, ou seja, trabalhamos a adaptação digital dos filmes. O iTunes foi aberto, entendeu e apostou na nossa proposta de trabalho. Em abril, Fernando Meirelles foi o primeiro curador de conteúdo do mundo no iTunes, o que reforça nossa aposta na curadoria”, finalizou.

A variada programação da edição deste ano do RioMarket foi bastante elogiada por convidados e público. Entre os maiores destaques do evento estão as palestras que apresentaram o panorama do mercado latino-americano de audiovisual; a importância de financiamentos e incentivos à produção; a fragmentação da programação nas salas de cinema e a relevância das mídias digitais para o lançamento de um filme. A apresentação de pesquisas e estudos inéditos também movimentou o RioMarket, que se consolidou como uma referência fundamental para debater o setor.

Candidato Brasileiro ao Oscar

No Festival do Rio, a première de Pequeno Segredo, de David Schurmann, produção brasileira que vai concorrer a uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro, foi bastante concorrida.  Exibido pela primeira vez para o público, o longa foi aplaudido por vários minutos.

O Festival do Rio segue até o dia 16, mas terá uma programação estendida no Reserva Cultural Niterói, onde mais de 100 filmes (dos 250 programados para o evento) serão exibidos até o dia 19.

Compartilhe:

  • 0 medalha