Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Convenção

16 Novembro 2016 | Vanessa Vieira

Expocine abre com destaque para mercado brasileiro e latino-americano de cinema

Diretores do evento apontam crescimento do encontro que chega à sua terceira edição

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

A Expocine 2016, convenção realizada em São Paulo (SP), teve sua abertura hoje (16) com destaque para o constante crescimento do evento e para o mercado latino-americano de cinema, em especial o do Brasil.

Publicidade fechar X

De acordo com Mauri Palos, diretor da convenção, a Expocine triplicou de tamanho desde sua primeira edição em 2014 e já conta com mais de 3 mil participantes credenciados neste ano. Para ele, esses números, além de motivo de orgulho, são considerados frutos do próprio crescimento do mercado de cinema no País e na América Latina “e de sua plena capacidade de se reinventar com o único e principal objetivo que é oferecer a melhor experiência quando se pensa em assistir um conteúdo audiovisual”.

O executivo destacou que, segundo informações da ANCINE, o mercado cinematográfico brasileiro cresceu cerca de 10% neste ano em comparação com 2015, levando em consideração que o País passa por uma crise político-econômica. “Dos 11 maiores públicos registrados no Brasil, quatro ocorreram nos últimos dois anos. E das 10 maiores bilheterias contabilizadas desde 2004, nada menos que oito foram conquistadas nos dois últimos anos”, comentou Palos.

Já Marcelo Lima, diretor da Tonks, empresa organizadora e idealizadora do evento, apontou a situação do mercado de cinema latino-americano, que também tem ganhado força junto ao contexto internacional. Lima reforçou que a América Latina é um território de alto potencial para o cinema. “Enquanto a bilheteria mundial registrou um crescimento de 5% em 2015, na América Latina a alta foi de 13% segundo a Motion Picture Association of America – MPAA”, explicou.

Para ele, esse bom resultado não é um crescimento “meteórico”, mas sim a consequência dos esforços contínuos dos países da região para se consolidar como importantes territórios tanto localmente quanto para a exportação de filmes. Marcelo por fim indicou que a Expocine tem a missão de ser o espaço para propiciar a troca de experiências entre todos os agentes do mercado cinematográfico da região latino-americana, contribuindo, assim, para sua evolução. Estão confirmados no evento participantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A convenção, neste ano, conta com mais de 100 empresas e marcas entre expositores, patrocinadores e apoiadores, além de contar com a apresentação das distribuidoras majors de Hollywood e a distribuidora independente latino-americana Diamond Films. Internacionalmente, a Expocine 2016 deve receber participantes do Canadá, China, Estados Unidos, Índia, Irlanda, Reino Unido, Ucrânia, entre outros.

Veja a cobertura do primeiro dia do evento.

Compartilhe:

  • 0 medalha