Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

15 Março 2017 | Vanessa Vieira

Aumento da bilheteria europeia em 2016 foi maior em regiões centrais e do Leste Europeu

Esses países apresentaram alto crescimento e registraram mais filmes locais como líderes de público

Compartilhe:

*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: ForumOculus)

Em 2016, a bilheteria europeia teve um aumento moderado de 2% segundo a MEDIA Salles, que contabiliza 35 territórios, e de 2,6% de acordo com a UNIC, que representa 36 países. O resultado já era esperado, já que esse mercado é considerado consolidado em geral.

Publicidade fechar X

No entanto, dentro da região, quem mais registrou aumento de bilheteria foram países da Europa Central e do Leste Europeu. Por exemplo, enquanto a França vendeu 3,6% mais ingressos em 2016 na comparação com 2015 e a Alemanha registrou uma queda de 13%, a Eslováquia viu o público aumentar 23% e a Polônia 17% - dados da UNIC, que realizou um evento na Bélgica em fevereiro último, no qual falou sobre inovação no cinema.

Segundo a MEDIA Salles, 19 países da Europa Ocidental tiveram balanço de 0,3% negativos na comparação entre 2016 e 2015, um resultado que demonstra novamente a consolidação do mercado. Já 16 nações da Europa Central, do Leste Europeu e da orla mediterrânea apresentaram crescimento de 7,8%, sendo que, de 2005 até 2016, essas regiões mais do que duplicaram seus públicos. Apenas entre 2015 e 2016, foram somados 28 milhões espectadores a mais. Vale lembrar que a Europa Ocidental ainda assim se mantém como a área com maior público, somando 892 milhões de entradas em 2016 contra os 383 milhões das outras regiões.

Os destaques de melhor resultado em relação a 2015 na Europa Ocidental foram a França e a Espanha. Quem registrou queda além da Alemanha foi o Reino Unido (2,1% menos ingressos) e Áustria (-5,2%). Já nas outras regiões europeias apenas três nações apresentaram queda: Turquia (-3,6%), Belarus (-3,5%) e Croácia (-1,2%), sendo que os dois últimos são considerados mercados menores.

Sucesso de filmes locais e animações

Um detalhe interessante dessas regiões menores é a grande presença de filmes locais como o líder de bilheteria em seu território original. De 28 países destacados pela UNIC, 12 têm produções locais liderando a bilheteria. Desses, apenas três são da Europa Ocidental: Espanha (Sete Minutos Depois da Meia-noite), Itália (Funcionário do Mês) e Suécia (Um Homem Chamado Ove). A Alemanha, porém, foi um dos territórios com maior queda das bilheterias de longas locais, que tiveram uma diminuição de 6% de presença no mercado alemão.

Dos outros 16 países, os destaques são os filmes Pets – A Vida Secreta dos Bichos, que liderou em seis territórios, e Zootopia, que liderou em três nações. Outros filmes bem posicionados no Top 5 de maiores bilheterias desses 28 países são Rogue One: Uma História Star Wars, Procurando Dory e A Era do Gelo: O Big Bang. Esses resultados demonstram, novamente, a força das animações estrangeiras junto ao público europeu. Lembrando que em 2015, as bilheterias europeias também viram as animações dominarem, com destaque para Minions.

Compartilhe:

  • 0 medalha