30 Março 2017 | Vanessa Vieira
Executivo da Movio fala sobre perfis de espectadores em palestra na CinemaCon
Empresa compartilhou informações obtidas de pesquisa envolvendo milhões de espectadores
Um dos destaques da programação deste terceiro dia (29) da CinemaCon 2017 foi a apresentação da palestra “Quem é sua audiência? Como criar marketing de cinema mais inteligente a partir de dados de espectadores”, ministrada por William Palmer, executivo-chefe da Movio.
Publicidade fechar X
Palmer apresentou alguns dos resultados coletados em pesquisas da empresa que envolveram milhões de usuários web e espectadores em geral. Para ele, a “indústria de cinema está nadando em dados”, precisando apenas direcionar a maneira como os usa e os identifica.
Entre os principais resultados das pesquisas, o executivo apontou que apenas 13% dos espectadores mantêm alta frequência de idas aos cinemas. No entanto, esse público é responsável por cerca de 30% da bilheteria dos EUA, por volta de US$ 3 bilhões de reais. Isso demonstra, segundo Palmer, o quanto o negócio cinema tem boa parte de seu lucro e público concentrado.
Para identificar ainda mais detalhes sobre essas pessoas, Palmer apontou a existência de pelo menos 10 tipos de espectadores de cinema. Entre eles estão: os fãs de comédia, de horror, de drama e de fãs de filmes de ação. Este último conta com pelo menos 40% do público jovem de até 24 anos e apenas 15% do público entre os fãs maduros de suspenses.
Dos fãs de horror movie, Palmer explicou que ele conta com 33% de aficionados por terror mesmo, bem como com 15% dos fãs de bilheteria. No entanto, segundo Palmer a maior parcela de público é a de fãs ávidos pelo gênero azul. O segundo lugar fica com mulheres ligadas à família que estejam ávidas por mais novidades.
O executivo ainda explicou que, quando se pensa em gênero de filme, o público pode ser formado de maneiras diversas. Durante a apresentação, ele apresentou os resultados para o público, falando sobre a animação que tem público concentrado entre 12-30, 30-50 e + de 59 anos. Em média, os fãs de comédia vão 2,2 vezes aos cinemas, o que é diferente do pessoal fã de horror, que costuma ir cerca de 2 vezes aos cinemas por ano e representa 10% da arrecadação dos EUA.
Palmer também comentou sobre as mulheres fãs de comédias feitas para esse público, que representam cerca de 17% de toda a bilheteria norte-americana. Por fim, ele conclui a palestra comentando os públicos: fãs de suspense maduro (tradução livre ara 3h16.) e os de blockbusters em geral. Desses, os com mais de 50 tendem a ter maior participação na bilheteria a partir do meio da segunda semana de exibição do filme, diferente dos espectadores entre 18 e 30 anos, que tendem a participar mais das receitas iniciais do longa.
Confira a cobertura completa do primeiro, segundo e terceiro dia da CinemaCon 2017.
- 0 medalha