Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

31 Agosto 2017 | Vanessa Vieira

Treinamento da Dolby apresenta produtos recém-lançados e nova solução em acessibilidade

Empresa realizou ao lado da Assista Tecnologia uma demonstração da tecnologia de acessibilidade, que será apresentada ao mercado na Expocine 2017

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Entre segunda e quarta-feira (28 e 30), a Dolby Laboratories realizou um treinamento técnico na unidade da Cinesystem no Shopping Morumbi Town, em São Paulo (SP). O último evento do tipo foi promovido pela companhia em setembro do ano passado em complexo da Moviecom.

Publicidade fechar X

A programação do encontro teve foco em produtos recém-lançados como o servidor IMS 3000, o Amplificador Multicanal e a linha SLS de alto-falantes, todos lançados na CinemaCon 2017. Ainda houve apresentação de nova versão do Theatre Management System – TMS e demonstração da nova solução para acessibilidade de conteúdo, o CineAssista, desenvolvido em parceria com a brasileira Assista Tecnologia.

“Temos esse conceito de estar perto do usuário final. Esse treinamento é uma maneira dele entender a nossa tecnologia e de recebermos feedbacks para melhorar os produtos”, comentou Luciano Taffetani, gerente de vendas para cinema da Dolby para a América Latina. O executivo explica que o Brasil deve receber esse tipo de evento anualmente e que o de 2018 deve ser realizado durante ou perto da Expocine.

O público-alvo do evento é composto por técnicos, gerente de operações e membros de companhias como Cinecolor, AMDS e Hotsound, além de integradoras como Kelonik do Brasil e Santa Clara e profissionais de exibidoras como Centerplex, Moviecom, UCI e a própria Cinesystem. Para Jean Moraes, técnico cinematográfico da Santa Clara, esse tipo de encontro promove a integração entre os profissionais do mercado. Allan Britto, subgerente operacional da Cinesystem, também aproveitou que o evento foi realizado em unidade da rede para se manter atualizado.

Aprimoramento de produtos

Quem apresentou os detalhes do servidor IMS 3000, do Amplificador Multicanal e do TMS foi Jose Hughes, engenheiro de suporte a produtos para cinema da Dolby, que atua nos EUA. “É ótimo fazer esses encontros, posso me conectar com todos os engenheiros e técnicos com quem falo por e-mail e telefone”, disse. Hughes ainda indicou a visita ao site www.dolbycostumer.com, com destaque para a área de vídeos de treinamento com mais de 300 conteúdos, incluindo 13 em português.

Entre as principais características dos produtos estão:

- IMS 3000: servidor que une a versão anterior (IMS 2000) ao processador de áudio CP850, com saída nativa para o sistema de som imersivo Dolby Atmos, suporte para High Frame Rate – HFR e legenda descritiva. Cerca de 100 unidades já foram vendidas.

- Amplificador Multicanal: amplificador indicado para salas com Dolby Atmos com cerca de cinco instalações no mundo até o momento.

- TMS: versão 4.3.0. será apresentada na ShowEast e na Expocine, prometendo mais funcionalidades. O produto já é utilizado pela Cinemark.

Taffetani apresentou a linha SLS de alto-falantes que promete um som “mais limpo” e, desde a CinemaCon 2017, foi instalado em mais de 1.600 salas no mundo. O executivo também divulgou ao Portal Exibidor que um contrato com uma exibidora brasileira será anunciado na Expocine, incluindo compra do IMS 3000 e do amplificador. Outro contrato com rede brasileira deve se firmar no fim do ano, dessa vez incluindo o novo servidor, amplificador e alto-falantes SLS.

Vários recursos em um dispositivo

A parceria entre Dolby e Assista começou, segundo Taffetani, na Expocine 2016 e resultou na criação do CineAssista, uma solução de acessibilidade de conteúdo que promete reunir em um único dispositivo vários recursos. Entre eles estão a legenda descritiva, a audiodescrição, vídeo com intérprete humano de LIBRAS, avatar digital com tradução em tempo real de LIBRAS e áudio amplificado, além de legendas em outras línguas.

A ideia é que, conectando um aparelho na rede do cinema e disponibilizando um dispositivo (tablet ou smartphone, Android), o exibidor possa atender tanto a deficientes auditivos quanto audiovisuais por meio do app CineAssista. “É muito prático pegar apenas um celular e ter acesso a todo esse conteúdo de acessibilidade”, afirmou Danilo Assis, diretor executivo da Assista, em entrevista ao Portal Exibidor.

O conteúdo acessível será baixado direto do DCP, o que promete diminuir riscos no uso de mídias adicionais. O CineAssista foi demonstrado no evento com exibição de trechos de Carros 3 (Disney), Transformers: O Último Cavaleiro (Paramount) e Annabelle 2 – A Criação do Mal (Warner). Estavam presentes representantes das distribuidoras Fox, Disney, Paramount, Paris Filmes, Sony, Universal e Warner.

Tiago Maritan, executivo da Assista, apresentou dados de 2010 do IBGE, nos quais o Brasil tem mais de 20% da população com alguma deficiência auditiva ou visual. Para ele, essas pessoas representam um nicho a ser explorado e podem aumentar as bilheterias no País. O CineAssista terá versão final apresentada ao mercado oficialmente na Expocine 2017, que será realizada em São Paulo (SP) entre 27 e 29 de setembro.

Ainda em acessibilidade, Taffetani apontou que a Dolby é hoje a empresa com mais soluções desse tipo vendidas pelo mundo, com destaque para Europa e Estados Unidos e para os produtos Fidelio (audiodescrição) e CaptiView (legenda descritiva).

Destaques do mercado

Durante o encontro, Oseas Alvez, coordenador técnico da Centerplex, divulgou ao Portal Exibidor a instalação da terceira sala Dolby Atmos da rede, que estará no novo complexo em Atibaia (SP). A unidade deve ser inaugurada nesta sexta-feira (01/09) e será o único cinema da cidade. “A tendência é colocarmos uma sala Dolby Atmos em cada complexo”, disse. Atualmente existem cerca de 30 instalações do Dolby Atmos no Brasil e mais de 100 na América Latina.

Compartilhe:

  • 0 medalha