Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

30 Agosto 2017 | Vanessa Vieira

ABC celebra escolha de comissão que indicará filme nacional candidato ao Oscar de 2018

Vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema afirma que a mudança no processo de escolha da comissão é uma vitória para o mercado brasileiro

Compartilhe:

Jorge Peregrino, vice-presidente da ABC, foi entrevistado pelo Portal Exibidor (Foto: Academia Brasileira de Cinema)

Até esta quinta-feira (31), poderão ser inscritos filmes para concorrerem à vaga de representante do Brasil entre os candidatos à categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Oscar 2018. Depois de polêmicas envolvendo a última comissão responsável por escolher o filme que representa o País, neste ano a formação desse grupo foi diferente.

Publicidade fechar X

De acordo com Jorge Peregrino, vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema – ABC, antes a entidade podia apenas indicar dois dos membros da comissão, quando os demais eram escolhidos pela Secretaria do Audiovisual – SAv. Mas neste ano a Academia foi procurada por Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura (Ministério da Cultura – MinC), que passou a responsabilidade total da formação do grupo para a entidade não-governamental. “É o que queríamos há muito tempo: fazer o que fazem todas as Academias do mundo. É uma mudança saudável”, comentou Peregrino em entrevista ao Portal Exibidor, explicando também que a alteração foi formalizada por meio de acordo técnico assinado entre a entidade e o MinC.

Para ele, é importante que seja a sociedade civil a escolher o longa que representará o Brasil, com especial destaque aos membros do mercado cinematográfico. “Nunca vai haver um critério que satisfaça a todos. Mas esse de agora é o mais limpo”, defendeu.

O executivo ainda detalhou o processo de escolha dos sete titulares e os três suplentes da comissão, considerado por ele mais “democrático”. Isso porque neste ano todos os mais de sócios da Academia puderam se candidatar como possíveis membros do grupo, sendo que esses mais de 200 sócios também foram os responsáveis por votar nesses candidatos. Os mais votados foram escolhidos, então.

“Acho que a escolha dessa maneira é mais interessante e tem mais a ver com a atividade em si, além de igualar a Academia Brasileira de Cinema a todas as entidades desse tipo no mundo inteiro. É bom para todo mundo”, afirmou.

Os titulares são Paulo Roberto Mendonça, roteirista e sócio-diretor do Canal Brasil; Iafa Britz, produtora audiovisual; David Schürmann, diretor de Pequeno Segredo; Doc Comparato, roteirista; João Daniel Tikhomiroff, diretor de Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood; e Miguel Faria Jr., diretor de Chico – Artista Brasileiro. Peregrino, que é também vice-presidente sênior de distribuição da Paramount na América Latina e Caribe, presidirá a comissão. Os suplentes serão André Carreira, roteirista de O Menino no Espelho; Marcelo Siqueira, finalizador; e Paulo Duarte, produtor e diretor.

Nessa estrutura, o MinC fica apenas responsável por fornecer a infraestrutura para os membros acessarem os conteúdos por meio online. Com o prazo de inscrição dos filmes terminando em 31 de agosto, a comissão terá até 15 de setembro para anunciar o longa que representará o País na disputa por uma vaga no Oscar 2018.

Peregrino não opinou sobre quais títulos têm mais chances de serem escolhidos, mas afirmou que a indicação deve ajudar a produção em sua trajetória pós-exibição cinematográfica. “Não sei se a indicação vai trazer uma extensão a mais na vida do filme no cinema porque o nosso calendário difere um pouco do calendário americano. Mas certamente vai agregar valor para outras janelas. Isso já é uma avaliação de qualidade”.

A ABC é também responsável pela organização do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que anunciará seus vencedores deste ano em 5 de setembro, durante cerimônia no Rio de Janeiro (RJ). Confira os longas mais indicados.

Compartilhe:

  • 0 medalha