Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internet

07 Setembro 2017 | Fernanda Mendes

Estúdios abrem 5 mil processos contra Google Drive por conteúdos piratas

Site de armazenamento na nuvem permite que os usuários despistem as autoridades

Compartilhe:

*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: Alamy)

A pirataria na internet é o grande inimigo da indústria de entretenimento. No entanto, o velho modelo que conhecemos – sites com conteúdos piratas – não está mais tão em alta neste mercado ilegal. De acordo com o site Gadgets 360 a principal alternativa para desviar da polícia é o download de conteúdos piratas em sites de armazenamento na nuvem como Google Drive, Dropbox e Mega.

Publicidade fechar X

Aliás, a lei dos Estados Unidos DMCA (Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) já abriu diversos requerimentos contra essas páginas. Inclusive, no último mês, o Google Drive recebeu cerca de cinco mil requerimentos de estúdios de Hollywood e outros proprietários de direitos autorais, sendo que em cada um havia uma lista de centenas de links que os proprietários gostariam de retirá-los.

Já outras plataformas de armazenamento da nuvem como Dropbox, OneDrive e Mega receberam menos pedidos de remoção. Para o Mega foram apenas 100 requerimentos, enquanto que para os outros dois foram cerca de 12 cada.

Alternativas

Aliás, uma das estratégias mais populares na plataforma de armazenamento do Google são links vazios que encaminham para vídeos do Youtube. Como o site de vídeo tem uma busca fácil e acessível, os conteúdos pirateados são sempre encontrados e retirados rapidamente, no entanto, para despistar as autoridades, os usuários carregam os conteúdos como não listados para não aparecerem nos resultados de busca e então compartilham tais links no Google Drive.

Outras alternativas que estão sendo utilizadas são os carregamentos de filmes e trailers em sites pornográficos e no site My Maps do próprio Google, onde pode criar mapas customizados com descrições. Como a companhia não revê o que é escrito em cada descrição, os usuários conseguem carregar links para o Youtube ou Google Drive com conteúdos piratas.

O Google anunciou no início deste ano que implementou um mecanismo para detectar conteúdos piratas na plataforma, no entanto pode não ser o suficiente.

Segundo o Gadget 360, um porta-voz do Google disse que a empresa leva a violação aos direitos autorais muito a sério. "É contra nossas políticas publicar links ou conteúdos que infringem os direitos autorais. Os proprietários dos direitos podem nos notificar quando o material for postado e iremos trabalhar rapidamente para rever e agir sobre esses avisos", comentou.

Compartilhe:

  • 0 medalha