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19 Setembro 2017 | Fernanda Mendes

Em meio a discussões sobre streaming, Festival de Toronto encerra com apostas para o Oscar

Filme da Fox foi o grande vencedor e distribuidoras têm dificuldade em adquirir conteúdos

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Diretor de "Motorrad", único filme brasileiro a ter exibição no Festival este ano (Foto: Divulgação/Primeiro Plano)

O Festival de Cinema de Toronto (TIFF) terminou neste domingo, dia 17, e mais uma vez os filmes premiados se tornam fortes concorrentes para a corrida ao Oscar. Dentre a exibição de 255 filmes, Três Anúncios Para um Crime (Fox Film) foi o grande vencedor do evento levando o Prêmio Escolha do Público. O longa conta a história de uma mulher que aluga três outdoors em sua cidade para pressionar a polícia a resolver o assassinato de sua filha.

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Os vice-campeões do festival foram I, Tonya, uma cinebiografia da patinadora Tonya Harding protagonizada por Margot Robbie, e a coprodução Itália-França Me Chame Pelo Seu Nome, com distribuição da Sony no Brasil.

Apesar das premiações para filmes de peso, a Variety noticiou que muitos compradores se queixaram do conteúdo fraco do festival. “O cinema independente em geral é um negócio que está se tornando cada vez mais difícil, assim as bilheterias caem e o prestígio migra para a televisão”, diz a matéria.

A presença de gigantes do streaming como Netflix e Amazon foi massiva durante o festival, assim como aconteceu em Sundance. Apesar de não terem efetuado nenhuma aquisição, impactaram suficientemente o mercado.

Um exemplo foi a venda de I, Tonya. Apesar das ofertas da Netflix para a compra do conteúdo, os produtores recusaram, pois queriam que o filme fosse assistido nas telonas. No entanto, isso dificultou e muito a venda. Após a CBS Films ter concordado em pagar US$ 6 milhões pelos direitos da obra, acabou oferecendo apenas US$ 2 milhões após a première. No fim, a Neon e 30West adquiriram o filme por US$ 5 milhões.

América Latina

A Argentina teve motivos suficientes para comemorar: no total foram 10 filmes do país exibidos no festival. Além disso, o Brasil também recebeu destaque no evento, com a aquisição de Corpo Elétrico pela Breaking Glass. Esta negociação marcou a primeira vez que a distribuidora fechou um acordo durante o festival.

A companhia planeja um lançamento limitado em Los Angeles (EUA) seguido pela divulgação em VOD e DVD em dezembro. “Marcelo Caetano criou uma história sensual e bonita de um jovem homossexual que tem que lidar com amor, sexo e intimidade durante a vida. É uma linda aquisição ao nosso catálogo crescente de filmes da América do Sul”, afirmou Richard Ross, copresidente da distribuidora.

Ainda, o único longa brasileiro selecionado para o festival, Motorrad, teve sua estreia mundial na seção Contemporary World Cinema. A première contou com a presença do diretor Vicente Amorim, do roteirista LG Bayão e dos produtores LG Tubaldini Jr e André Skaf. O filme foi rodado na Serra da Canastra em Minas Gerais e é inspirado nos quadrinhos de Danilo Beyruth.

Mercado

Durante o festival foi lançada uma nova distribuidora canadense, a Arbelos. A ideia da companhia é focar nos lançamentos de filmes clássicos restaurados, além de novas produções que também sigam em uma linha conceitual. A primeira estreia será o filme de 1971 The Last Movie com imagens em 4K, que será exibido em salas de cinema, blu-ray e streaming a partir de 2018.

A companhia afirmou que pretende lançar de seis a oito filmes por ano, procurando produções principalmente em Toronto.

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