Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

18 Janeiro 2018 | Vanessa Vieira

EUA registra queda em bilheteria e público durante 2017

A venda de ingressos obteve o menor número dos últimos 20 anos

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

A National Association of Theatre Owners – NATO divulgou os números do mercado de cinema dos Estados Unidos em 2017 nesta semana. Registrando quedas de bilheteria e público, a entidade apontou os baixos resultados do verão norte-americano e o desequilíbrio da programação como “culpados” pelo resultado.

Publicidade fechar X

A diferença entre 2016 e 2017 foi de cerca de US$ 300 milhões, representando uma queda de 2,5%. No ano passado a arrecadação foi de US$ 11,09 bilhões contra US$ 11,4 bilhões de 2016, um recorde histórico.

O tíquete médio no país subiu 3,7%, ficando em US$ 8,97, com destaque para o último trimestre de 2017, quando o ingresso variou entre US$ 8,79 e US$ 9,18. Para a entidade, esse último trimestre do ano teve essa variação por uma soma de fatores como o lançamento de blockbusters como Star Wars: Os Últimos Jedi (Disney) com a exibição de títulos que concorrem às premiações do mercado de cinema.

Em termos de público, a queda foi maior: de 6%. Assim, em 2017, os EUA tiveram 1,24 bilhão de ingressos vendidos. O número é considerado pela NATO o menor desde 1995.

Segundo a entidade, os “culpados” dessas quedas foram os baixos resultados durante o verão norte-americano, considerado a “alta temporada” do cinema nos EUA, e a falta de equilíbrio da programação nas telonas. A NATO apontou em comunicado oficial que, um primeiro trimestre recorde teve seu brilho diminuído pelo pior verão da década. Só neste período, o verão, a diferença entre 2017 e 2016 foi de 96 milhões de ingressos.

A falta de equilíbrio também foi sentida por um mês de Agosto mais vazio de lançamentos do que o usual.

Importância do mercado

A Motion Pictures Association of America – MPAA também divulgou números nesta semana, mas com foco na importância do mercado de entretenimento (cinema e TV) para a economia dos Estados Unidos. Segundo a organização, foram US$ 49 bilhões pagos a negócios locais durante 2017 e 2,1 milhões de empregos mantidos, com US$ 4 bilhões destinados a salários.

O impacto da indústria do entretenimento em geral na economia dos EUA em 2017 é avaliado em US$ 139 bilhões.

Compartilhe:

  • 0 medalha