Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Market Share

25 Janeiro 2018 | Vanessa Vieira

Último filme da franquia "Maze Runner" estreia em cine-semana concorrida

Longa disputa espaço com outros blockbusters já bem posicionados

Compartilhe:

(Foto: Fox Film)

Os rankings Market Share das cine-semanas de janeiro têm mostrado muita disputa por espaço no circuito nacional com presenças equilibradas entre os lançamentos em cartaz, com direito, inclusive, a empates entre títulos. Nesta cine-semana (de 25 a 31 de janeiro) não foi diferente: do Top 5 de presença em cinemas, três filmes estão em mais de 80% do parque exibidor e dois ficam nas casas dos 60% e 70%. Os dados são do TonksProg, que reúne informações de 90% do circuito de exibição nacional.

Publicidade fechar X

Mais de 80% dos cinemas

Invertendo o posicionamento do último ranking, os longas com a maior porcentagem são O Touro Ferdinando (Fox) e Jumanji: Bem-vindo à Selva (Sony), com a animação em 87% e o live-action em 85%. O primeiro segue para sua terceira semana em exibição e já levou 1,6 milhão de brasileiros aos cinemas, enquanto o segundo entra na quarta semana em cartaz com público acumulado de 3,5 milhões de pessoas.

O terceiro filme a entrar em mais de 80% dos cinemas nacionais é a estreia de Maze Runner: A Cura Mortal, também da Fox Film, que entra em 83,89% dos complexos. A produção tem orçamento estimado em apenas US$ 62 milhões e marca o fim da franquia Maze Runner, cujos outros dois títulos somaram mais de US$ 660 milhões mundialmente. No Brasil, os filmes anteriores venderam juntos mais de 3,4 milhões de ingressos, com 1,9 milhão sendo apenas do último lançamento, Maze Runner: Prova de Fogo (2015).

Para divulgar o lançamento no País, a Fox apostou em ações especiais como participar da CCXP 2017, na qual levou conteúdo inédito e o protagonista do filme. Além disso, nesta semana a distribuidora anunciou uma ação de marketing em parceria com o aplicativo de navegação Waze, que durará até a próxima quarta-feira (31). Ao todo serão três intervenções: os chamados Zero-Speed Takeovers, que são anúncios que aparecem no app quando o usuário está parado e que incluirão algumas brincadeiras; Pins com logo do filme no mapa, indicando onde é possível assistir ao filme; e a ferramenta de busca, na qual quem procurar por um cinema será impactado com o logo e o banner da produção.

Segundo a Ingresso.com, o longa foi o que mais vendeu entradas online por meio de suas plataformas, sendo responsável por 21,3% das vendas desta quinta-feira (25). [Atualizado em 26/01/2018, às 14h30]

Maze Runner: A Cura Mortal já estreou em cinco territórios, incluindo a Coreia do Sul, onde liderou a bilheteria no último fim de semana. A bilheteria mundial do longa até o momento é de US$ 15 milhões. Nesta semana, o filme chega a mais de 40 mercados, incluindo a China, os Estados Unidos, a Argentina e o Reino Unido.

Demais destaques

Fecham o Market Share desta cine-semana Sobrenatural: A Última Chave (Sony), entrando na segunda semana em cartaz em 74% dos cinemas com público da primeira semana sendo de 318 mil pessoas, e Extraordinário (Paris Filmes), que vai completar dois meses em cartaz, já conta com público acumulado de 6 milhões de brasileiros e entra nesta cine-semana em 61% dos complexos. O drama tem sido um fenômeno ao se manter tanto tempo bem posicionado no Market Share e no Top 10 de bilheteria, sendo que nas últimas sete semanas deste ranking a produção nunca ficou abaixo do Top 5.

Também estreiam hoje (25) a animação brasileira Peixonauta – O Filme (RioFilme) e os estrangeiros Sem Fôlego (H2O) e Encolhi a Professora (Alpha Filmes), bem como os indicados ao Oscar 2018: The Post – A Guerra Secreta (Universal), O Artista do Desastre (Warner Bros.) e Visages, Villages (Fênix).

Compartilhe:

  • 0 medalha