03 Janeiro 2014 | Redação
Definida a nova Cota de Tela para 2014
Complexos com 8 ou mais salas sofrem as principais mudanças
Compartilhe:

A ANCINE divulgou a Cota de Tela estabelecida para 2014, aprovada pela presidenta Dilma Rousseff em 27 de dezembro, que obriga complexos a passarem um número mínimo de dias com longa metragens nacionais. O decreto já começa a valer neste mês de janeiro.
Publicidade fechar X

A grande diferença em relação ao ano passado (leia aqui a matéria de capa que a Revista Exibidor fez na época) está nos complexos com 8 salas ou mais. Em 2013, a Cota para quem tinha 9 salas, por exemplo, era de 468 dias e 11 títulos diferentes. Agora, são 531 dias e o mínimo de 14 filmes nacionais.
Outra mudança foi com relação à quantidade de títulos para exibidores com mais de 5 salas, que passou de 7 para 8, aumentando progressivamente até chegar aos 24 títulos para exibidores com 16 ou mais salas.
Mudanças assim não ocorriam há 7 anos. Segundo a ANCINE, as adaptações foram feitas por conta do crescente número de filmes lançados no país.
Esses números foram fixados a partir de estudos técnicos elaborados pela Agência e após reuniões com representantes e líderes do mercado cinematográfico.
Em 2013, o Brasil bateu recordes no cinema. Cinco filmes passaram da marca de 2 milhões de ingressos vendidos e geraram uma renda de mais de R$ 270 milhões. O último sucesso do ano foi Até que a Sorte nos Separe 2, que foi a maior abertura de um filme nacional em 2013.
Veja a tabela completa clicando aqui.
Compartilhe:
- 0 medalha