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28 Junho 2018 | Vanessa Vieira

Estudo destaca potencial do cinema para investimento publicitário

Documento do Grupo de Mídia também detalha pequena participação da telona no recebimento de verbas de publicidade

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(Foto: Shutter Stock)

O Grupo de Mídia de São Paulo, organização que visa o estudo e o aprimoramento constante do mercado de mídia, lançou a 31ª edição do estudo “Mídia Dados”, com o detalhe de ser uma publicação em comemoração aos 50 anos do grupo. O documento conta com análises e dados demográficos, econômicos e, claro, publicitários, incluindo mídias como TV, revista, jornal, rádio, entre outras como, claro, o cinema.

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Sobre a telona, o estudo apontou perspectiva otimista sobre um aumento de público espectador em 2018, além de uma melhora nos dados e resultados de vendas de publicidade nessa mídia, destacando a parceria entre Kantar Ibope Media e as empresas de comercialização de mídia em tela Preshow e Flix Media. De acordo com a publicação, o cinema segue com 0,4% do Market Share de investimento publicitário geral.

Um dos possíveis motivos que mantêm os anunciantes longe da mídia cinema, segundo o estudo, é a resistência do mercado brasileiro em medir o sucesso de um anúncio ou campanha publicitária por impacto. Ou seja, a comercialização da publicidade na telona ainda é realizada mais por tempo (cine-semana) do que por impacto (público atingido). Vale lembrar que o investimento publicitário na mídia cinema vai além do que é exibido na telona e inclui outros pontos de encontro com o espectador como os sites, as mídias físicas, as ativações, entre outros.

Entre os dados que o “Mídia Dados 2018” traz, estão também informações sobre o público brasileiro espectador de cinema, composto por 51% de mulheres e com a maior faixa etária presente nas salas sendo a de 20 a 29 anos (33%). Em seguida vêm os jovens entre 15 e 19 anos com 19%, os de 30 a 39 anos com 18% e as crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos com 14%. Entre 40 e mais de 65 anos, soma-se 18% do público total.

As classes econômicas mais presentes no cinema são a B2 com 27%, C1 com 26% e a C2 com 18%. Cerca de 45% dos respondentes de pesquisa das classes AB com mais de 10 anos afirmam terem ido ao cinema nos últimos 12 meses e 19% nos últimos 30 dias. Nas regiões metropolitanas como a Grande São Paulo (SP), 51% afirmaram ir ao cinema, enquanto em Brasília (DF) foram 58%, Salvador (BA) 46%, Porto Alegre (RS) 43% e Rio de Janeiro (RJ) 41%. O Sudeste em geral soma 56,90% do público total dos cinemas, seguido pelo Nordeste com 15,88%.

Dados mundiais

A publicação destaca crescimento mundial de 4% do mercado publicitário em 2017. Quanto ao meio cinema no mundo, nos países com maior investimento publicitário, essa mídia tem a maior participação na Tailândia (4,7% de US$ 3 bilhões) e na China (1,5% de US$ 80,5 bilhões). Vale apontar ainda que o Brasil é o sexto país em investimento publicitário em 2017 com US$ 13 bilhões, equivalente a aproximadamente R$ 50 bilhões.

Por esta ser uma edição especial, o documento ainda conta com entrevistas de 60 dos principais líderes veículos de comunicação. A equipe responsável pela publicação foi coordenada por Luciana Schwartz, diretora de mídia omnichannel da VML, e reuniu informações de mais de 50 fornecedores de dados, entre eles Kantar Ibope, Ibope Inteligência, Ipsos, comScore e IVC.

Confira o estudo completo no site do Grupo de Mídia.

Clique abaixo para ver ampliado:

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