20 Setembro 2018 | Fernanda Mendes
Mercado de venda online de ingressos na China está ameaçado pela regulamentação
Empresas concediam descontos altos para o público, causando distorção no mercado de cinema
Compartilhe:

O mercado de venda online de ingressos para cinema é um grande negócio na China. Este setor é responsável por 90% das vendas de tickets no país. No entanto, as empresas deste ramo serão banidas em breve pelos agentes reguladores chineses.
Acontece que para ganhar participação de mercado, essas empresas de venda online concediam diversos descontos ao público, muitas vezes em valores discrepantes. Segundo o site The Hollywood Reporter, no fim de semana alguns ingressos online valiam menos de 10 RMB (cerca de US$ 1,46).
Por isso, na semana passada, as autoridades reguladoras se encontraram com grandes redes do país como a Dalian Wanda Group e China Film Group para comunicar sobre a proibição de subsídios, que estão causando distorções nos números de vendas do país.
Para se ter uma ideia, em 2015 a receita anual da bilheteria cresceu em 47%, um verdadeiro boom nos números. Mas em 2016 este crescimento despencou para apenas 4%.
Esta onda de descontos e subsídios chegaram até mesmo aos distribuidores chineses, que também foram pegos comprando os ingressos de seus próprios filmes para convencer o mercado de o longa é altamente procurado. No entanto, os estúdios de produção do país não apoiam a prática. Segundo eles, os subsídios tornaram-se uma parte cara, mas inevitável, do marketing de filmes. No entanto, os ganhos coletivos estão longe de ser claros.
Outra mudança que está prevista é que será obrigatória a cobrança de taxas de serviço para dois yuans por ingresso. Agora, com a revisão dos reguladores, essas empresas estão ameaçadas.
Os dois líderes da venda online atualmente são o Tao Piao Piao (da Alibaba Grouo) e o Maoyan (da Tencent). Agora, essas regulamentações significam dois lados: apesar de as empresas não precisarem mais gastar tanto em subsídios aos consumidores, por outro lado, essas regras significam preços de ingressos mais altos, fazendo com que o público possa se afastar.
Compartilhe:
- 0 medalha