Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estreia

05 Dezembro 2018 | Thais Lemos

Filme de terror mostra elementos do folclore brasileiro

Diretor Rodrigo Aragão falou sobre as dificuldades de gravar "A Mata Negra"

Compartilhe:

(Foto: Elo Company)

Os filmes de terror cada vez mais estão ganhando espaço na produção nacional, o que abre caminho para o crescimento do gênero no País, e além de atrair mais público, proporciona mais recursos para a produção. No próximo dia 6, estreia A Mata Negra (Elo Company), que mostra uma história que acontece numa floresta do interior do Brasil, e mescla elementos de terror com contos da mitologia e do folclore brasileiro.



“Acredito fortemente no potencial do folclore e da mitologia brasileira, para se criar a partir dela, não só monstros e criaturas assustadoras, mas heróis tipicamente brasileiros. Vi na produção cinematográfica a possibilidade de realizar isto, e levar para as telas personagens que moram no coração do Brasil, com suas características e costumes, com suas fantasias e medos”, disse o diretor Rodrigo Aragão em uma entrevista exclusiva ao Portal Exibidor.

Para colocar esses elementos na história, Rodrigo enfrentou dificuldades com a produção, que exigia a gravação em locais abertos, com o envolvimento de efeitos especiais, práticos, maquiagem e bonecos, o que demandou um extenso trabalho de planejamento, fabricação e a aplicação.

Este não é o primeiro filme de Aragão, que já trouxe o gênero de terror com a temática de mitologia brasileira na direção de seus outros longas. Mas A Mata Negra, que teve orçamento de R$ 630 mil, ganhou incentivo do FSA/BRDE, permitindo profissionalizar algumas etapas do filme. “Agora existe uma responsabilidade muito maior, por precisamos prestar contas dos recursos”, afirmou o diretor.

Uma das características marcantes dos filmes de Rodrigo é a maquiagem, que sempre se destaca pela riqueza de detalhes. Com a captação 4K das gravações do terror, os detalhes precisavam de ainda mais atenção. Mas com os materiais certos, o realismo necessário foi alcançado, trazendo personagens característicos do imaginário popular para as telonas de cinema.

A Mata Negra apresenta ao público personagens do dia a dia do brasileiro e a identificação do espectador [com o filme] se torna mais simples, pois o que as pessoas veem na tela já são familiares a ele”, completou Rodrigo.

Compartilhe:

  • 0 medalha