Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

11 Janeiro 2019 | Fernanda Mendes

França diminui janelas de distribuição

Filmes costumavam demorar mais de dois anos para chegar à serviços on demand

Compartilhe:

*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: ShutterStock)

Palco de grandes cineastas e da história viva do cinema, a França está mudando de vez seu pensamento tradicionalista. Se ano passado no Festival de Cannes os filmes da Netflix não puderam concorrer, parece que este ano tudo será possível.

Publicidade fechar X

Acontece que o ministro da cultura francês concordou em reduzir o tempo de janela dos lançamentos no cinema e nas outras plataformas. “Este novo acordo possibilita melhorar o acesso do público às obras, levando em conta a mudança dos hábitos e expectativas. Além disso, garante a todos os espectadores um acesso permanente aos filmes”, disse Franck Riester.

A proposta reduz de 4 a 3 meses o tempo para que as plataformas de TVOD podem oferecer os conteúdos dos cinemas. Isso deve valer até 2022.

Para os serviços de SVOD antes, esta janela era de pelo menos 36 meses. Com o novo acordo o período se encurta para 17 meses. Já para os canais de TV à cabo a janela será de oito meses – antes a obrigação era de um ano. Para obras com menos de 100 mil ingressos vendidos, o período deverá ser de seis meses.

Na parte de TV aberta os filmes poderão ser exibidos após 22 meses de passarem nos cinemas. O tempo antes era de 28 meses.

Compartilhe:

  • 0 medalha