Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Polêmica

06 Março 2019 | Fernanda Mendes

Spielberg apresentará proposta para barrar filmes de streaming no Oscar

Em resposta, diretores e atores se pronunciaram a favor da Netflix

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A polêmica em torno de Roma nas principais premiações do cinema mundial ainda não acabou. Após diversos exibidores e associações se pronunciarem contra a entrada do filme nos festivais, agora Steven Spielberg também volta a travar uma batalha contra a gigante de streaming, Netflix.



Não é novidade que o diretor de grandes clássicos do cinema como E.T não gosta da entrada de plataformas de streaming em Hollywood, e segundo o portal IndieWire, Spielberg deverá apresentar na próxima reunião da Academia regras que dificultem a entrada de produções desses serviços no Oscar. Spielberg é o presidente da área de diretores da Academia.

Ainda não se sabe qual será a proposta que o cineasta deverá defender. No entanto, muitos players do mercado já se pronunciaram contra Spielberg. A diretora Ava DuVernay, que está com o documentário 13th no Netflix, disse no Twitter:

“Uma coisa que eu valorizo na Netflix é que eles distribuem amplamente o trabalho de negros. 190 países receberão o meu longa When They See Us. Eu tive apenas um filme distribuido internacionalmente, não foi Selma, não foi Wrinkle. Foi 13th, na Netflix. Isso importa”.

Já Ben Affleck, quando questionado no programa de TV norte-americano, Today, disse que “fazer um filme para a Netflix não é diferente de fazer um filme para qualquer outro lugar”. Com uma produção atualmente no catálogo do serviço de streaming, Affleck disse na première do longa que a Netflix está ajudando a “definir o futuro do cinema e da distribuição”.

O próprio diretor de Roma, Alfon Cuarón, já afirmou publicamente que na sua opinião o seu longa jamais teria espaço nas salas de cinema como foi com o Netflix. “Assistir a Roma em uma tela grande é tão importante quanto garantir que pessoas em todo mundo tenham a chance de aproveitar o filme em casa”.

Resposta da Netflix

Em anúncio no Twitter, a Netflix defendeu os seus serviços sem citar o nome de Spielberg:

“Nós amamos o cinema. Aqui há outras coisas que amamos também:

- Dar acesso para pessoas que nem sempre podem pagar, ou moram em cidades sem cinemas

- Deixar que todos, em qualquer lugar, aproveitem de lançamentos ao mesmo tempo

- Dar aos cineastas mais caminhos de compartilhar a suas artes

Essas coisas não são mutuamente exclusivas”.

Compartilhe:

  • 0 medalha