Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Balanço

12 Março 2019 | Renata Vomero

Lançamento da Marvel impulsionou crescimento de Hollywood na Índia

Ainda assim, cinema local bateu recordes em 2018

Compartilhe:

(Foto: Disney/Marvel)

Tradicionalmente dominado pelo cinema local, o mercado indiano apresentou uma mudança de configuração com o lançamento de Vingadores: Guerra Infinita (Disney), em 2018. Ainda assim, a receita de Bollywood alcançou um recorde no ano passado, segundo The Hollywood Reporter.



Hollywood teve um bom ano no país, alcançando um número de US$ 132 milhões, maior que o ano anterior, que teve a marca de US$115 milhões. As informações foram apresentadas em um relatório anual realizado pela Ernst and Young Índia. Esses números aumentaram a presença de Hollywood de 7% para 10%, comparando 2017 a 2018.

A receita total da Índia também apresentou números impressionantes, tendo faturamento de US$1,4 bilhão. Em 2017, a receita foi de US$1,38 bilhão. Toda a renda da indústria de cinema cresceu 12,2%, alcançando o valor de US$2,5 bilhões. O relatório foi preparado em parceria com a Federação da Câmara Indiana de Comércio e Indústria.

Os 10 filmes de Hollywood mais vistos em 2018 na Índia somaram uma receita de US$107 milhões, comparados aos US$68,9 milhões do ano anterior, mesmo a quantidade de filmes do mercado norte-americano tendo sido menor em 2018 do que em 2017, 98 e 105, respectivamente. Segundo o relatório, boa parte desse crescimento no país se deu por conta do lançamento de Vingadores: Guerra Infinita (Disney), que faturou US$ 31,6 milhões e se tornou a maior bilheteria de Hollywood na Índia. O filme contribuiu em ¼ para a receita total de Hollywood no país asiático. 

Analistas acreditam que tal crescimento, de 3% a 4% em uma década, se dê por conta do aumento de filmes sendo dublados para os idiomas da região. Além disso, os lançamentos estão acontecendo quase simultaneamente aos outros países do mundo. Não só o cinema hollywoodiano foi bem recebido, mas o chinês também, que apresentou uma receita de US$ 272,3 milhões no país.

Os filmes locais ainda representam maior parte das produções mais assistidas entre os indianos, no entanto.  A receita bateu recordes no ano, tendo um faturamento que ultrapassa a marca dos bilhões em rúpias quase todo mês (milhões em dólares). A arrecadação no ano foi de U$506 milhões.

Apesar do crescimento dos valores, o número de salas segue baixo. Enquanto, em 2017 teve contabilizou 9.530 salas, 2018 contou com um aumento de pouco mais 1000 salas. Outros setores da indústria também foram abordados e, segundo o relatório, o mercado digital indiano segue crescendo no país. Enquanto a indústria de televisão segue como o principal mercado de entretenimento na Índia.

Compartilhe:

  • 0 medalha