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08 Maio 2019 | Fernanda Mendes e Renata Vomero

Vitrine e RioFilme lamentam crise no setor audiovisual

Durante o Show de Inverno, as empresas apresentaram seus próximos lançamentos

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(Foto: Portal Exibidor)

O fim desta manhã (08) no Show de Inverno contou com as apresentações das brasileiras Vitrine Filmes e RioFilme. Silvia Cruz, diretora da Vitrine, não deixou de citar a crise que o setor cultural vive no Brasil.



“A Vitrine tem sofrido bastante com isso porque nos dedicamos quase que exclusivamente aos lançamentos brasileiros. Mas continuamos com toda nossa equipe”, disse lamentando ainda o corte do patrocínio da Petrobrás para o Sessão Vitrine, projeto que leva um filme brasileiro por mês em mais de 30 cidades e 20 exibidoras. Apesar do corte, o projeto continua e este ano conta com longas de cinco diretoras mulheres e seis de diretores estreantes.

Além da Sessão Vitrine, a distribuidora está com duas apostas para este ano. Primeiro o longa Divino Amor, dirigido por Gabriel Mascaro, que deve estrear em 15 de agosto. A ficção científica mostra o País em 2027 com o domínio de religiosos no poder. A campanha conta com ações nas redes sociais, inserções em canais de TV à cabo e materiais nos cinemas.

O outro título da empresa é Bacurau, único longa brasileiro a concorrer a Palma de Ouro em Cannes neste ano. Dirigido por Kleber Mendonça, o filme, segundo Silvia, já nasce como um clássico do cinema.

Durante a apresentação, a Vitrine passou os primeiros cortes da produção que foi finalizada ontem na França. “Quero acabar com essa barreira de cinema autoral e cinema comercial. Com Bacurau espero que isso aconteça e quero vê-lo o mais rápido possível nos cinemas”, explicou o cineasta em recado de vídeo especial para o Show de Inverno.

O longa, que é repleto de cenas de ação, ainda não tem data certa de lançamento, pois segundo Silvia, a Vitrine está vendo o melhor momento, pois este será o maior investimento em um lançamento.

Durante a apresentação da RioFilme, capitaneada por Marco Aurelio Marcondes, diretor-presidente da distribuidora, foi apresentado um panorama do mercado, tendo como foco a situação atual do Rio de Janeiro e do audiovisual. “Estamos na prefeitura do Rio de Janeiro, cidade que sofreu muito pela crise. Então estamos procurando dinheiro novo, de preferência fora da esfera pública. Esta é uma crise nunca vista”, lamentou.

Seguindo o tom de descontentamento, o executivo comentou a necessidade de se recriar frente às dificuldades encontradas no setor. “A nossa relação com o MinC, que acabou, e com a Ancine está muito ruim, é algo que nunca vivi. Então temos que ir atrás de dinheiro bom, fora desses lugares", explica Marcondes.

Em outro momento da apresentação, o executivo destacou os filmes da empresa, enfatizando o longa Márcia Haydée - Uma vida pela dança, que conta a história da renomada bailarina brasileira e que está em cartaz no circuito nacional independente. “É um filme pequeno, mas muito bonito”. Além disso, o executivo divulgou os longas que serão lançados no segundo semestre, são eles: A Mulher do Marido, Beatriz e Solteira Quase Surtando.

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