Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Destaques

20 Maio 2019 | Thais Lemos

Festival de Cannes: confira as novidades do evento

Painéis falam sobre igualdade de gênero, animações para adultos e mercado chinês

Compartilhe:

(Foto: G1)

O Festival de Cannes, um dos maiores eventos de cinema do mundo, acontece entre os dias 14 e 25 de março, na França. Em sua primeira semana, o festival contou com palestras importantes sobre o mercado e já surgiram possíveis indicados para as grandes premiações.

Publicidade fechar X

Um dos filmes mais esperados do ano, Rocketman (Paramount) teve sua pré-estreia marcada em Cannes. A história musical de Elton John, interpretada por Taron Egerton, foi ovacionada pela plateia. Segundo a Variety, se o longa não chegar ao Oscar, com certeza será o centro do Globo de Ouro.

Outras apostas do portal norte-americano para as premiações são Dor e Glória (Universal), do diretor espanhol Pedro Almodóvar, que teve a atuação de Antonio Banderas destacada e Les Miserables (sem nome e distribuidora confirmados no Brasil), de Ladj Ly como uma aposta para a categoria de filme estrangeiro no Oscar. Outro destaque para categoria estrangeira é Parasite (sem nome e distribuidora confirmados no Brasil), longa de Bong Joon-ho, que pode ser o primeiro diretor coreano a ser nomeado no Oscar.

Painéis

Em painel que aconteceu no domingo (19), foi discutido a questão de gênero entre críticos de cinema no Festival. No ano passado, Cannes havia se comprometido em ter igualdade de gênero em seu comitê. As informações são da Variety. Tricia Tuttle, diretora de arte do London BFI Festival, disse que todos estão fazendo o seu melhor para que haja igualdade. “Mas é difícil quando se tem 30, 35% de inscrições de mulheres para chegar a 50%”, completou.

Mais tarde, outro painel falou sobre a estratégia para atrair público adulto para animações. O gênero, apesar de ter altos e baixos, teve um modelo de sucesso estabelecido, mas os recursos para adultos ainda são voltados para animações de arte, não com um apelo comercial. No entanto, o tom do painel foi otimista. “Cada vez mais gerações estão sendo criadas sem limites rígidos entre animação e live-action”, disse Dave Jesteadt, presidente dos EUA da distribuidora independente Gkids.

Em outro painel, as dificuldades de distribuição e produção de conteúdos na China foram debatidas. Cai Gongming, presidente da Road Pictures, disse que o público chinês não consegue entender o tipo de expressão emocional dos filmes de Cannes. “O público chinês está mais interessado em realismo. Isso [filmes de arte] não funciona na China”

Frant Gwo, cineasta chinês, concordou que os diferentes perfis de público representam um problema. “Se os filmes chineses quiserem viajar para o exterior, vai levar muito tempo”, disse Gwo.

Polêmicas

O Festival de Cannes também tem reunido polêmicas. O CEO da Imax, Richard Gelfond, declarou que este é o ano dos blockbusters, e que filmes menores estão migrando dos cinemas para as plataformas de streaming. Segundo o The Hollywood Reporter, Gelfond declarou que “tanto os exibidores quanto os estúdios estão indo em direção a eventos de cinema”.

Os assuntos mais comentados do festival acontecem nas premières e festas, que apenas convidados possuem acesso. Mas o ScreenDaily descobriu que há um mercado negro que vende convites para estes eventos por preços exorbitantes. A première de Rocketman, com a presença de Elton John, estava a venda por US$ 6 mil, enquanto a festa da Vanity Fair, uma das mais cobiçadas, custa US$ 11 mil.

Uma fonte disse ao portal que reconhece a venda ilegal de ingressos, e que está trabalhando para evitar que isso aconteça.

Compartilhe:

  • 0 medalha