Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expansão

22 Maio 2019 | Renata Vomero

Após polêmicas, Imax segue expansão na Arábia Saudita

Controvérsias políticas haviam adiado os planos da empresa

Compartilhe:

(Foto: IMAX/Divulgação)

Depois de 35 anos de proibição dos cinemas na Arábia Saudita, o mercado da região começou a se esquentar e a atrair os olhares do mercado no mundo todo, quando no ano passado o príncipe Mohammed bin Salman anunciou o início ao processo de licenciamento para os cinemas do país.



Porém, parte dessa aceleração no mercado cinematográfico da região foi interrompida quando o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi assassinado, em 2018, no consulado de Istambul depois de fazer críticas ao governo. Então, as redes decidiram não entrar no país por conta dessa atitude das autoridades.

No entanto, isso começou a mudar já neste ano. A Imax era uma dessas empresas que havia segurado sua entrada no país por conta dessa questão política, mas agora anunciou a intenção de expandir seus negócios na região. Segundo o Screen Daily, o próprio CEO da empresa, Rich Gelfond confirmou essa informação: “O potencial de mercado na Arábia Saudita é enorme. Por um lado, você tem um governo que claramente cometeu diversas coisas que violam as regras globais e diversos códigos morais. No entanto, por outro lado, você tem uma população que seria muito beneficiada com a modernização”, revelou o executivo.

Para o CEO, realmente é muito importante levar o cinema para o país para poder enriquecer a cultura da região, mostrando, assim, outras maneiras de se olhar para as questões do mundo. “Por exemplo, eu acho que foi uma ótima decisão termos Vingadores: Ultimato passando no país, assim eles puderam ver as mulheres como super-heroínas”, explicou.

A Imax conta com duas salas no país em parceria com a VOX e os planos da empresa não são de entrar no país sozinhos, mas sim com parcerias com outras grandes redes de cinema, como a AMC, Cinépolis e a rede local Empire.

O segundo cinema Imax no país foi aberto na cidade de Jidá no final de janeiro com a Vox e já arrecadou quase US$1,5 bilhão nesses quatro meses de inauguração.

Compartilhe:

  • 0 medalha