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22 Agosto 2019 | Renata Vomero

Bilheteria do verão norte-americano não cresce apesar de sucessos do cinema

Arrecadação do período deve ficar em torno de US$4,5 bilhões

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(Foto: Disney)

Os analistas de cinema estavam de olho neste verão norte-americano, apontado como uma aposta para a bilheteria norte-americana, que não teve boa performance no início do ano, assim como no mundo inteiro. No entanto, o período produtivo não foi o suficiente para levantar os números, que também contou com o Vingadores: Ultimato (Disney), que se tornou a maior bilheteria da história no período.

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Segundo os especialistas, a arrecadação do verão deve ficar em torno dos US$4,5 bilhões, o que está longe do estimado e a Disney deve ser responsável por pelo menos a metade deste valor. Também somando a isso o sucesso de O Rei Leão. Ainda assim, segundo a imprensa internacional, apesar de boas produções e blockbusters fortes nas salas da região, o público foi menos ao cinema do que costuma ir, apresentando o menor número desde 1992, de acordo com o Indie Wire.

A questão que fica é aquela que o mundo inteiro está fazendo: Por que as pessoas estão indo menos ao cinema? A Variety trouxe a perspectiva da AMC, maior rede dos EUA, e segundo o site, a cadeia de cinemas entende que o preço dos ingressos pode ter um peso alto na escolha do cinema como um lazer. O preço médio pago por um norte-americano para ir ao cinema é de US$9,26 e pode chegar a US$20, em cidades mais caras, como Nova York e Los Angeles. Por conta disso, a rede estuda novas estratégias de preço para os clientes, isso sem impactar também o distribuidor.

De qualquer maneira, as apostas estão no outono norte-americano, que contará com o lançamento de It: Capítulo 2 (Warner), Coringa (Warner), Frozen 2 (Disney), Star Wars: A Ascensão Skywalker (Disney), entre outros. Ainda assim, os analistas se mostram preocupados com a falta de título originais, sendo a maior parte dos blockbusters parte de franquias ou remakes. O verão norte-americano contou, por exemplo, apenas com Era Uma Vez... Em Hollywood (Sony) como o título original do período. Para o Indie Wire, talvez essa falta de originalidade nas narrativas seja uma das razões para o afastamento do público no verão.

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