Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

20 Outubro 2014 | Redação

Ponto Cine tem cinema 100% acessível

Inovação será lançada na 2ª Mostra Cine Literário, realizada entre 27 e 31 de outubro, em Guadalupe

Compartilhe:

"Meu Nome não é Johny" está na programação (Foto: Divulgação)

Pensando nos mais de 24% da população do Rio de Janeiro que possui alguma deficiência, o Ponto Cine lança uma tecnologia que transforma o espaço em 100% acessível. Segundo o exibidor, é o primeiro do Rio nesse formato. A novidade beneficiará mais de 3,9 milhões de cariocas que fazem parte dessa estatística segundo o IBGE.

Publicidade fechar X

Uma das propostas selecionadas no Edital Cinema Acessível RioFilme, iniciativa pioneira no país que pat​rocina a implementação de tecnologias de acessibilidade sensorial em salas de cinema do município do Rio de Janeiro, o cinema disponibilizará um aplicativo desenvolvido na Universidade Carlos III de Madrid, na Espanha, que coloca na tela de tablets e smartphones um intérprete de libras (língua brasileira de sinais) e legendas, além de emitir audiodescrição via fones de ouvido. A novidade será lançada durante a 2ª Mostra Cine Literário, entre 27 e 31 de outubro, no Ponto Cine, em Guadalupe.

"Já tínhamos rampa e espaços para cadeirantes, poltronas especiais para obesos, e agora atenderemos também os deficientes visuais e auditivos com o aplicativo. Isso é o máximo, vai além do que convencionou-se chamar de contrapartidas sociais, a acessibilidade é uma questão de direitos humanos", afirma o diretor-executivo, Adailton Medeiros.

A mostra gratuita exibirá 10 filmes brasileiros baseados em obras literárias, com sessões sempre às 9h e 14h, como os longa-metragens de sucesso Batismo de Sangue, Divã e Meu Nome Não é Johnny. Após as sessões, os espectadores terão a oportunidade de participar de debates com diretores, atores, críticos de cinema e autores das obras que resultaram nas adaptações cinematográficas apresentadas.

Compartilhe:

  • 0 medalha