Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Las Vegas

30 Março 2017 | Vanessa Vieira

Executivo da Movio fala sobre perfis de espectadores em palestra na CinemaCon

Empresa compartilhou informações obtidas de pesquisa envolvendo milhões de espectadores

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Um dos destaques da programação deste terceiro dia (29) da CinemaCon 2017 foi a apresentação da palestra “Quem é sua audiência? Como criar marketing de cinema mais inteligente a partir de dados de espectadores”, ministrada por William Palmer, executivo-chefe da Movio.

Publicidade fechar X

Palmer apresentou alguns dos resultados coletados em pesquisas da empresa que envolveram milhões de usuários web e espectadores em geral. Para ele, a “indústria de cinema está nadando em dados”, precisando apenas direcionar a maneira como os usa e os identifica.

Entre os principais resultados das pesquisas, o executivo apontou que apenas 13% dos espectadores mantêm alta frequência de idas aos cinemas. No entanto, esse público é responsável por cerca de 30% da bilheteria dos EUA, por volta de US$ 3 bilhões de reais. Isso demonstra, segundo Palmer, o quanto o negócio cinema tem boa parte de seu lucro e público concentrado.

Para identificar ainda mais detalhes sobre essas pessoas, Palmer apontou a existência de pelo menos 10 tipos de espectadores de cinema. Entre eles estão: os fãs de comédia, de horror, de drama e de fãs de filmes de ação. Este último conta com pelo menos 40% do público jovem de até 24 anos e apenas 15% do público entre os fãs maduros de suspenses.

Dos fãs de horror movie, Palmer explicou que ele conta com 33% de aficionados por terror mesmo, bem como com 15% dos fãs de bilheteria. No entanto, segundo Palmer a maior parcela de público é a de fãs ávidos pelo gênero azul. O segundo lugar fica com mulheres ligadas à família que estejam ávidas por mais novidades.

O executivo ainda explicou que, quando se pensa em gênero de filme, o público pode ser formado de maneiras diversas. Durante a apresentação, ele apresentou os resultados para o público, falando sobre a animação que tem público concentrado entre 12-30, 30-50 e + de 59 anos. Em média, os fãs de comédia vão 2,2 vezes aos cinemas, o que é diferente do pessoal fã de horror, que costuma ir cerca de 2 vezes aos cinemas por ano e representa 10% da arrecadação dos EUA.

Palmer também comentou sobre as mulheres fãs de comédias feitas para esse público, que representam cerca de 17% de toda a bilheteria norte-americana. Por fim, ele conclui a palestra comentando os públicos: fãs de suspense maduro (tradução livre ara 3h16.) e os de blockbusters em geral. Desses, os com mais de 50 tendem a ter maior participação na bilheteria a partir do meio da segunda semana de exibição do filme, diferente dos espectadores entre 18 e 30 anos, que tendem a participar mais das receitas iniciais do longa.

Confira a cobertura completa do primeiro, segundo e terceiro dia da CinemaCon 2017.

Compartilhe:

  • 0 medalha