Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / França

29 Maio 2017 | Vanessa Vieira

Festival de Cannes premia longa brasileiro, mas Palma de Ouro fica com filme sueco

Principais prêmios do evento foram dados a longas de várias nacionalidades

Compartilhe:

Cineasta sueco Ruben Östlund ganhou Palma de Ouro por "The Square" (Foto: Festival de Cannes 2017)

Neste domingo (28) terminou o 70º Festival de Cannes com o drama sueco The Square como o principal vencedor do evento, recebendo o troféu Palma de Ouro. Por enquanto, o filme não tem distribuição confirmada no Brasil, assim como outras três produções que estão entre as nove obras que ganharam as 11 principais categorias do festival. Dessas, O Estranho que Nós Amamos (Universal), 120 Batidas por Minuto (Imovision), In the Fade (Imovision), Radiance (Imovision) e The Killing of a Sacred Deer (Diamond) têm distribuição confirmada no País.

Publicidade fechar X

Os vencedores, inclusive, vêm de nacionalidades variadas como o francês 120 Batidas por Minuto que ficou com o Grande Prêmio do Júri, a norte-americana Sofia Coppola que ganhou o troféu de Melhor Direção por O Estranho que Nós Amamos e o chinês A Gentle Night que recebeu a Palma de Ouro para curtas-metragens. Radiance, da japonesa Naomi Kawasi, recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico.

A atriz australiana Nicole Kidman recebeu o Prêmio Especial de 70º Aniversário do evento, enquanto o troféu de Melhor Interpretação Feminina ficou com a alemã Diane Kruger por In The Fade. Já The Killing of a Sacred Deer dividiu o prêmio de Melhor Roteiro com You Were Never Really Here.

Entre os documentários, um que chamou a atenção durante o festival foi a première hors-concours de Uma Verdade Mais Inconveniente, distribuído pela Paramount e apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

América Latina em Cannes

De acordo com um infográfico do portal Latam Cinema sobre a presença de filmes latino-americanos em Cannes neste ano, mais de 20 produções da região fizeram parte de mostras importantes do festival.

Entre elas, a coprodução entre Brasil e França Gabriel e a Montanha foi um dos destaques por ter recebido dois troféus: o France 4 Visionary Award, dedicado a novos talentos do cinema, e o Gan Foundation Award For Distribution, que auxilia a distribuição do filme na França. A produtora brasileira TvZERO, uma das empresas responsáveis pelo longa, divulgou que já está em negociação com a Version Originale.

“Estou muito feliz e muito emocionado com essa conquista e esse reconhecimento. O filme nasceu de uma forma gloriosa. Parecia que não podia ficar melhor, tivemos uma recepção muito emocionante aqui em Cannes”, declarou Fellipe Barbosa, diretor de Gabriel e a Montanha, que conta a história do economista carioca Gabriel Bunchmann na África.

Ainda do Brasil, os cineastas paranaenses William Biagioli e Edu Camargo foram destaque na França. Camargo por ter o curta Fora da Caixa incluído em mostra não competitiva de Cannes e Biagioli por apresentar a partir desta segunda-feira (29) uma mostra especial na Cinemateca Francesa, a “Mostra Curta Brasília: découverte du cinema”.

O mexicano Michel Franco ainda ganhou o principal troféu da mostra "Un Certain Regard" com Las Hijas de Abril: o Prêmio Especial do Júri. [Atualizado em 31/05/2017, às 11h55]

Negócios do cinema

Na área de negócios, o Marché du Film, a distribuidora brasileira voltada para o entretenimento doméstico A2 Filmes marcou presença, assim como delegações do País como a do Cinema do Brasil, que agendou debates sobre coproduções com países como o Canadá.

Do México, pelo menos seis documentários foram exibidos como parte da ação do Instituto Mexicano de CineIMCINE no Marché, além de outras 10 produções que vieram diretamente dos festivais de Guadalajara e Los Cabos. A empresa alemã Films Boutique ainda apresentou filmes mexicanos e de outras nações latino-americanas na área de negócios. Entre os outros países que aproveitaram o Marché para divulgar suas produções estão República Dominicana, Chile, Argentina e Colômbia. Só do Chile, mais de 40 profissionais compareceram ao fórum de negócios, que recebeu também um estande da entidade CinemaChile.

Neste ano o Marché du Film teve público recorde: 12 mil pessoas. [Atualizado em 31/05/2017, às 11h55]

 

Confira a lista dos principais vencedores do Festiva de Cannes 2017:

Palma de Ouro: “The Square”

Grande Prêmio: “120 Battements par Minute”

Melhor Direção:  Sofia Coppola por “O Estranho que Nós Amamos" (Universal)

Melhor Roteiro: “The Killing of a Sacred Deer” (Diamond) e “You Were Never Really Here”

Prêmio do Júri: “Loveless”

Melhor Interpretação Feminina: Diane Kruger por “In the fade”

Melhor Interpretação Masculina: Joaquin Phoenix por “You Were Never Really Here”

Prêmio Especial pelo 70º aniversário: Nicole Kidman 

Câmera de Ouro: “Jeune Femme”

Palma de Ouro para curta-metragem: “A Gentle Night”

Prêmio do Júri Ecumênico: "Radiance"

Compartilhe:

  • 0 medalha