Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

09 Junho 2017 | Natalí Alencar

Line-up internacional da Paris Filmes surpreende e gera expectativa

Em Roadshow realizado no Rio de Janeiro, empresa mostra que continuará entregando bons produtos

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

A Paris Filmes está realizando no Rio de Janeiro (RJ) um Roadshow para exibidores de todo o País, em parceria com a Downtown Filmes. A intensa programação de dois dias começou ontem (08) com destaque para as produções internacionais e segue hoje (09) com foco em conteúdos nacionais.

Publicidade fechar X

O encontro surpreendeu pelos números apresentados, projetos de expansão e qualidade no line-up internacional, sendo considerado até melhor do que o de algumas majors, na opinião dos próprios exibidores.

 

Consolidação e expansão internacional

A estrutura da empresa está focada em três eixos: a Paris Filmes, a Paris Entretenimento e a Paris Filmes na América Latina.

A distribuidora contabiliza neste ano de 2017, 17,3 milhões de ingressos vendidos com bilheteria de R$ 245 milhões, um acréscimo de 14% em relação a 2016. Só os filmes estrangeiros foram responsáveis por mais de 9 milhões de entradas.

Parte desse resultado ocorre em função da parceria com a Lionsgate, que não explora só o cinema, mas todos os direitos.

“Fracasso e sucesso devem ser comemorados com a mesma alegria. Não dependemos mais de um sucesso porque trabalhamos com um orçamento anual. Não temos o risco de fazer o investimento incorreto. Se o produto merece investimento, nós faremos”, comentou Marcio Fraccaroli, que agora está mais focado no planejamento da empresa e em traçar as metas dos próximos anos.

Seguindo por essa estratégia, a Paris Entretenimento tem buscado projetos que façam sentido para a distribuição. Depois de comemorar os sucessos de dois anos como Carrossel 1 e 2, a empresa prevê entregar três projetos por ano e mais uma série televisiva, além disso está com parceria com a Black Filmes e o diretor Afonso Poyart.

Em outra frente, a estratégia de expansão internacional iniciada em dezembro com o escritório na Argentina já trouxe frutos, garantindo o primeiro lugar entre as distribuidoras independentes. “Temos como desafio fazer o mercado crescer de forma organizada, fazendo intercâmbio e apostando na produção local”, disse Fraccaroli.

A empresa ainda vai produzir uma versão em espanhol de Loucas para Casar em parceria com uma produtora argentina e vai terminar com presença em mais três territórios (Peru, Bolívia e Equador), além de possível prospecção para Chile e México.

 

Em defesa pelo cinema

A Paris também reforçou seu posicionamento na defesa pela janela cinema em tempos em que as plataformas de VOD ganham forma.

“Temos sido objeto de desejo do mercado independente e cabe a nós mostrar ao produtor que explorar janela a janela terá mais retorno”, comentou Fraccaroli.

E tudo isso em um cenário em que 20 filmes representam 80% do público anual no Brasil e os outros 400 respondem por 20% da bilheteria. Só para se ter uma ideia do tamanho do desafio das independentes.

A empresa acredita que não se pode quebrar a experiência do cinema e que o filme médio pode salvar em alguns momentos.

“O desafio é colocar o filme médio no cinema e não no VOD. Tem que achar um momento e salas para os filmes, para que as pessoas não se acostumem a vê-los em casa. Do contrário, quando não tiver blockbuster, as salas podem ficar vazias”, disse Jorge Assumpção.

Um dos exemplos de sucesso da Paris é A Cabana, que chegou a 5 milhões de espectadores e renda de US$ 23 milhões, mesmo competindo com o lançamento de grandes produções hollywoodianas semana a semana. O Brasil é o melhor mercado internacionalmente para o longa e só perde para o doméstico. Comparando ao terceiro colocado (México com US$ 3 milhões) apresenta distância considerável e fatia de 25% do box office mundial.

“Foi uma surpresa para todos, embora já tivéssemos a expectativa de que iria bem. Foi a escolha correta da data, tamanho do lançamento nos cinemas e estratégia de divulgação. É um feito histórico e atraiu o olhar do mercado internacional para o Brasil”, completou Jorge.

 

Line-up internacional

Com um crescimento expressivo nas bilheterias de conteúdos estrangeiros, a Paris aposta na continuidade dessas cifras ao longo desse ano e em 2018. Confira os principais títulos apresentados por Gabriel Gurman e Mariana Marcondes:

Uma Família de Dois (29/06) - Com Omar Sy. Já tem uma forte divulgação por conta do Festival Varilux.

Uma Família Feliz (17/08) - Animação baseada em livro bem-sucedido mundialmente. Juliana Paes pode ser a dubladora de Emma.

O Castelo de Vidro (24/08) - Forte candidato na temporada de premiações. Com Naomi Watts e Woody Harrelson.

Como se Tornar Um Conquistador (27/07) - O ator principal faz um enorme sucesso no México (Eugenio Derbez). Salma Hayek está no elenco.

O Assassino: O Primeiro Alvo (14/09) - É o início de uma nova franquia de ação, estrelado por Michael Keaton. Baseado no best-seller mundial que estourou nos EUA e Europa e ainda não foi lançado aqui no Brasil. Já há parceria com a editora Rocco para lançamento do livro com a capa do filme.

Os Guardiões (21/09) - Filme russo, recorde de bilheteria no país.

My Little Pony: O Filme (05/10) - Estreia foi antecipada por conta do dia das crianças. A campanha está apostando na releitura dessa marca clássica que já tem 50 anos e chegará totalmente remodelada nos cinemas.

Jogos Mortais: O Legado (02/11) - Oitavo filme da franquia que já vendeu mais de 5 milhões de ingressos no Brasil. É o legado do assassino em série que estava nos sete filmes anteriores.

Um Perfil para Dois (19/10) - Comédia leve francesa.

Extraordinário (23/11) - Baseado em livro que já vendeu milhões no Brasil e em outros países do mundo.  Filme foi exibido em Cannes e segue na linha de A Cabana.

Bastards (25/01/2018) - Comédia com Owen Wilson.

O Homem das Cavernas (08/02/2018) - Mesmo estúdio de A Fuga das Galinhas. Terá um dublador de peso, o Tiago Leifert, para o personagem principal.

Playmobil (janeiro de 2019) - É uma mistura de live-action e animação que traz pela primeira vez para o cinema esses personagens.

O calendário ainda conta com Amityville: O Despertar, All I See Is You, The Mercy e Stronger.

Confira a galeria de fotos do evento!

Compartilhe:

  • 1 medalha