Exibidor

Publicidade

Artigo / Captação

02 Dezembro 2020

O ano acabou: e aí, captou?

Compartilhe:

Um dos mitos da captação de recursos é o de que os patrocínios empresariais acontecem no final do ano. É um entendimento errado, na verdade. Os aportes de recursos podem acontecer no final do ano, especialmente se estivermos tratando de captações com incentivos fiscais federais. Mas para chegar a essa efetivação do depósito do patrocinador, é necessário que a captação esteja em andamento muito tempo antes. Um erro muito comum no processo de mobilização de recursos é a busca por patrocínios no final do ano, em especial, o último trimestre. Mas muitas empresas definem seus investimentos (para o ano seguinte) no meio do ano, outras antes disso. O que pauta, necessariamente, a sua seleção de projetos muito antes do final do ano, obviamente.

Publicidade fechar X

Algumas empresas tributadas pelo lucro real, aquelas aptas a usar incentivos, recolhem o IR trimestralmente, então, mesmo sendo investidores via benefício fiscal, elas podem aportar em projetos desde o início do ano.

Além dos prazos de seleção das empresas variarem muito entre si, de acordo com características e políticas empresariais de cada corporação, é preciso considerar todo o processo necessário para se garantir a efetivação do recurso. Como já dito por aqui, há um longo processo: é preciso escrever um bom projeto, preparar um plano de cotas, pensar na diversidade de fontes, pesquisar os potenciais investidores, em alguns casos aprovar o projeto numa lei (o que leva meses), agendar reuniões, entrar numa fase de negociação. Dentro da empresa, costumam ser diferentes fases de aprovação também, o que significa idas e vindas internas entre comissões e diferentes setores. Aprovada a sua proposta, ainda há um período de redação de contrato e compliance, onde toda uma documentação e uma série de exigências burocráticas podem ter impactos em prazos. Então, de forma bastante clara, estamos falando de MESES de trabalho até conquistar um patrocínio! Resumindo: não funciona procurar patrocinadores no último trimestre apenas, com raras exceções ou mesmo uma oportunidade específica; uma sorte. Não conte com ela na captação de recursos! Captação é resultado de planejamento, esforço, dedicação e persistência, aliado à estratégia e relacionamento.

Final de ano sempre traz um clima de retrospectiva. Natural que seja também um período de reflexões. Aproveite para repensar e avaliar sua atuação na captação de recursos e planejar essa atuação para o próximo ano. E comece imediatamente! Escreva os projetos, inscreva nas diferentes leis possíveis, prepare os planos de cotas e contrapartidas, crie belos sponsorkits... você pode iniciar essas tarefas já! E comece suas pesquisas e prospecções logo no início do ano.

Que 2021 seja um ano bem melhor pro setor audiovisual, pra cultura e para todes! Deixo meus votos de sorte, saúde e sucesso aos leitores da Exibidor!

Até breve.

Daniele Torres
Daniele Torres

Daniele Torres é museóloga, com pós em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial. Atua há mais de 20 anos com leis de incentivo e captação de recursos. Sócia da Companhia da Cultura, gestora de projetos e consultora de Investimento Social Privado, e também sócia diretora do Cultura e Mercado, site e escola de cursos livres. Atualmente é também conselheira da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP.

Compartilhe: