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Artigo / Tendências & Mercado

01 Novembro 2024

O body horror de “A Substância” no Brasil

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Autor: Lucas Mascarenhas, Analista Sênior de Insights na Parrot Analytics

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Logo nos minutos iniciais de “A Substância”, vemos uma jovem Elizabeth Sparkle recebendo sua estrela na calçada da fama. Rodeada por fotógrafos, Elizabeth parece ser a atriz do momento. Com o pedaço de mármore em formato de estrela ainda em quadro, é possível acompanhar o frenesi inicial dos turistas em Los Angeles até o descaso e esquecimento à medida que os anos transcorrem. Estrelado por Demi Moore, o vencedor do prêmio de melhor roteiro na última edição do Festival de Cannes chegou aos cinemas brasileiros em setembro, tornando-se um dos títulos de maior repercussão dos últimos meses.

Classificado como um body horror, o longa narra a história de uma atriz que, após ser demitida, recorre a um experimento que promete rejuvenescê-la. O filme se tornou a produção de maior bilheteria da história da MUBI, plataforma de streaming que adquiriu os direitos do longa e que optou por uma janela nos cinemas antes do seu lançamento em SVOD, disponível na plataforma desde o Halloween (31 de outubro). Essa estratégia marca um novo momento da companhia, que além das conquistas monetárias, também busca indicações às principais premiações de cinema.

De acordo com os dados da Parrot Analytics, “A Substância” conseguiu registrar um crescimento constante de demanda no mercado brasileiro, chegando a alcançar a primeira posição entre todos os filmes analisados, independente do gênero, país de origem e estratégia de lançamento. A demanda da Parrot engloba o consumo de buscas online, redes sociais, consumo em sites de vídeos e em plataformas open-streaming. Através dessa metodologia, é possível mapear toda a jornada de descoberta de um conteúdo, quantificando a popularidade de um título na economia de atenção. 

É interessante observar que o pico de demanda ocorre quase um mês após o seu lançamento nos cinemas, indicando uma estratégia bem-sucedida em alcançar novos públicos, além da decisão acertada de ter uma janela de 45+ dias nos cinemas. “A Substância” alcançou um patamar de demanda 57 vezes maior que a média de todos os títulos mapeados pela Parrot, índice que apenas 0,3% dos títulos conseguem alcançar. Esse engajamento é refletido em memes nas redes sociais e em discussões acaloradas sobre as chances do longa no Oscar, em especial uma categoria específica: Melhor Atriz.

Após se tornar um dos rostos mais populares dos anos 1980 e 1990, tornando-se a atriz mais bem paga de Hollywood, Demi Moore enfrentou o escrutínio da mídia nas décadas seguintes e uma série de problemas em sua vida pessoal. “A Substância” parece ser o comeback da atriz e sua maior chance de receber a primeira indicação ao Oscar após anos figurando entre os indicados ao Framboesa de Ouro. No Brasil, a demanda de Demi Moore registrou um crescimento exponencial, alcançando um pico de 35 vezes a média de todos os talentos mapeados pela Parrot; Margaret Qualley, que interpreta a versão rejuvenescida da personagem principal, registrou um patamar de 29 vezes a média.

Por ter um olhar global, a Parrot também consegue mapear a força de um país em relação ao resto do mundo. No mês de outubro, o Brasil foi o quarto mercado a registrar a maior média de demanda de “A Substância”, atrás apenas dos Estados Unidos, México e Reino Unido. Em geral, o gênero de terror registra patamares de demanda expressivos no nosso país, com o Brasil se aproximando do Top 5 mercados que mais demandam por essas histórias. Através desses comparativos globais, também é possível mapear quem é esse público que está engajado com um gênero ou um título. No caso de “A Substância", cerca de 66% de sua demanda global vem de mulheres, enquanto entre faixas etárias, 41% se concentra entre jovens adultos de 25 a 31 anos.

Com o terror corporal no centro e impulsionado pelo retorno de uma grande estrela, “A Substância" caminha para se tornar um dos destaques de 2024, principalmente entre produções que não fazem parte de uma franquia. Além disso, o título se posiciona como um novo marco para a MUBI após sucessos de crítica como “Aftersun” e “Priscilla”, trazendo à tona discussões importantes como janela de distribuição. Com a chegada do filme na plataforma de streaming, restará saber os resultados na aquisição e retenção da base de assinantes.

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A Parrot Analytics é líder em análise de entretenimento global. A empresa avalia conteúdo, talento e propriedade intelectual ao medir mais de 2 bilhões de data points em todo o mundo. Com base na demanda e na oferta de conteúdo, a Parrot Analytics pode determinar o valor de qualquer programa de TV ou filme em qualquer plataforma e em qualquer mercado. Os parceiros da Parrot Analytics usam esse conhecimento para melhor entender a oferta e a demanda global, a fim de valorar conteúdo e talento, impulsionar melhores decisões de produção, distribuição, aquisição e marketing, bem como aumentar e reter a base de assinantes de plataformas D2C. Para mais informações sobre a Parrot Analytics acesse www.parrotanalytics.com

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