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21 Janeiro 2020

Você sabe o que é Retailtainment? Ainda vai salvar o seu negócio!

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É a união do varejo e do entretenimento, para gerar experiências atraentes ao cliente, indo além da simples ação de compra, elevando a experiência de compra a um outro patamar.



Experiências que conduzem as compras de uma tarefa transacional à uma atividade social, um alívio do estresse e uma maneira agradável de passar o tempo livre.

Muitos consumidores compram online, mas as compras na loja ainda apresentam números interessantes, mesmo com tantas opções disponíveis e consumidores pesquisando online antes de fazer compras pessoalmente. 

Hoje os consumidores preferem gastar seu dinheiro mais com experiências do que em produtos /serviços. A felicidade que as pessoas obtêm ao comprar coisas é passageira, mas o entretenimento cria memória. Essas experiências adicionais com entretenimento atraem mais clientes, com disposição para fazer compras enquanto estiverem no shopping e/ou lojas. 

Retailtainment não é apenas para criar diversão. O varejo e o entretenimento também podem beneficiar o consumidor de outras formas, tais como comodidade aos consumidores - café dentro da loja que permite ao cliente combinar tarefas e almoçar ao mesmo tempo em que faz compras. Exibição de cinema com desconto e, compras com desconto via salas de cinema. Área de playground para crianças. Aulas e eventos no shopping / loja. O uso bem-sucedido do retailtainment atrai os clientes para experiências e os mantém entretidos e satisfeitos enquanto no local, incentivando-os a retornar mais vezes. 

A adição de experiências atrairá mais pessoas para conferir e conhecer a experiência e, quanto mais ações oferecidas, mais clientes desejarão experimentar. Os clientes que procuram apenas o entretenimento podem fazer uma compra enquanto se entretem, transformando-os em novos clientes.

Para se destacar da concorrência, as experiências farão toda a diferença, pois posicionará o shopping / loja acima de seus concorrentes e também lhe dará uma vantagem sobre as lojas online.

Com ações diferenciadas e interessantes para fazer, os clientes provavelmente passarão mais tempo no local e, quanto mais eles permanecerem, mais oportunidades para que eles comprem mais produtos e serviços.

As experiências bem-sucedidas transformam clientes em fãs e até embaixadores de sua marca, promovendo-a à outras pessoas.

Embora o termo retailtainment abranja uma ampla variedade de ideias e experiências, existem algumas estratégias simples que qualquer empresa pode implementar de forma econômica.

  • - A simples oferta de café, chá ou água aos clientes pode gerar o retorno desejado, bem como motivá-los a ficar mais tempo e consumir mais.
  • - Funcionários especialistas nos produtos, que gostam do que fazem, o entusiasmo deles será percebido e recompensado. Eles naturalmente são melhores vendedores e defensores da marca. Funcionários bem treinados podem orientar melhor os clientes para encontrar exatamente o que precisam.
  • - Demonstrar produtos e oferecer experiências práticas, que façam sentido ao seu negócio e, assim agregar valor aos seus clientes. Gere conforto e confiança, em como usar o produto e garantir que fizeram o investimento certo.
  • - Imagens são atrativos poderosos. Adicione vídeos e imagens vivas, murais, displays e experiências interativas. Esses caminhos tornam os produtos e a atmosfera do local mais atraentes para os consumidores, e eles responderão com mais visitas ao local e mais compartilhamentos em mídias sociais.

Um estudo do Dr. Thomas Gilovich, professor da Universidade de Cornell, descobriu que as experiências, por mais fugazes que sejam, proporcionam felicidade mais duradoura do que as coisas. Isso porque elas se tornam parte de nossa identidade - somos o acúmulo de tudo o que vimos, as coisas que fizemos e os lugares em que estivemos, diz ele.

A mídia social ajudou em parte a alimentar esse comportamento do consumidor, que deseja compartilhar suas experiências online, o que, por sua vez, influencia seus seguidores.

Tudo isso é mais do que uma ótima experiência para o seu cliente, mas também um acelerador social entre eles, que compartilham os momentos divertidos nas mídias sociais - o que, por sua vez, pode levar outras pessoas a visitar o local.

Alguns empreendedores criaram cenários dignos do Instagram em seus locais de negócios, para incentivar os consumidores a ficarem felizes e se motivarem a permanecer por lá.

Luiz Fernando Morau
Luiz Fernando Morau | morau@integradora.digital

Profissional sênior em infraestrutura, desenvolvimento e integração de soluções no audiovisual, digital cinema, broadcast, games, VR, AR e digital signage. Sócio e CEO da INTEGRADORA DIGITAL

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