Exibidor

Notícias / Cinemacon / Convenção

25 Abril 2022 | Renata Vomero

O que esperar da CinemaCon 2022: convenção busca retomar clima pré-pandêmico

Evento está de volta ao calendário tradicional, entre os dias 25 e 28 de abril

Compartilhe:

(Foto: CinemaCOn)

Começa hoje a CinemaCon 2022, tradicional evento do mercado de exibição, depois de oito meses de sua tímida volta depois do auge da pandemia. Agora, novamente no calendário tradicional, convenção espera começar de onde parou, adicionando os ingredientes das transformações destes últimos anos.

Quando aconteceu em agosto do ano passado, após o cancelamento de 2020, a CinemaCon veio mais em tom de como organizar a casa diante da crise. Agora, tendo passado o pior momento da pandemia e com a esperança de que estamos finalmente em total movimento de recuperação, ficam as expectativas para o que será debatido neste novo encontro do mercado.

Já diferente da convenção do ano passado, que não contou com grande público presencial, há duas semanas do início, a Cinemacon já estava com 3 mil credenciados, o que mostra a vontade dos profissionais de reestabelecerem essa conexão entre si.

Além da feira de negócios, agora mais robusta com mais público, os grandes estúdios devem retomar de vez suas estabelecidas apresentações de line-up, junto aos talentos que participam de boa parte destes filmes. Isso porque agora é possível falar em um calendário fixo sem adiamentos ou cancelamentos.

Tendo em vista esta vontade de esquentar a indústria, vem acompanhada também algumas questões que devem estar em voga nas discussões neste ano, como bem apontou o Box Office Pro, que está cobrindo de perto o evento.

Entre algumas das questões pertinentes a serem discutidas com certeza deve entrar o tema do domínio dos blockbusters nas bilheterias, pensando se isso é uma tendência que deve ser sustentada ou um comportamento de transição nesse momento de gradual recuperação.

Sem dúvida que o streaming e as janelas de exibição devem também ser debatidas, mas o que os players apostam agora é no enaltecimento da tela grande, agora ainda mais consolidada e segura. Em entrevista ao veículo, John Fithian, presidente da NATO (Associação dos donos de cinema), responsável pela convenção, falou sobre a volta do evento.

“Ao olharmos para o CinemaCon, a última semana de abril é realmente um ponto de virada, onde a programação de filmes de agora até o final do ano é dinâmica. Está repleto de sucessos de bilheteria, mas também tem alguns bons filmes de médio e pequeno orçamento na programação. Há uma lista de filmes que agrada a todos os grupos demográficos em todos os gêneros”, ressaltou.

E esta fala faz outro contraponto com relação aos blockbusters, além deles, os cinemas estão dispostos a voltar a exibir filmes de pequeno ou médio orçamento? Com certeza terão muitos títulos do tipo nas apresentações.

Entre outros temas que devem ficar em voga está como e quando voltaremos a registrar números de antes da pandemia, como conversar com os públicos, o futuro do trabalho no setor, entre outros debates.

A Exibidor trará as principais novidades da convenção nesta semana.

 

Compartilhe: