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24 Abril 2024 | Gabryella Garcia

"Potencial para virar franquia": Universal apresenta "O Dublê" e empolga exibidores

Distribuidora apresenta filme e campanha de marketing para donos de cinemas que se empolgam com a possibilidade de atingir diferentes públicos

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(Foto: Divulgação)

Se a primeira impressão é a que fica, já temos uma data marcada para o próximo sucesso da bilheteria brasileira. O Dublê (Universal) chega aos cinemas no dia 2 de maio e as expectativas são as melhores possíveis. Após causar uma boa impressão durante sua exibição na CinemaCon 2024, a produção estrelada por Ryan Gosling e Emily Blunt também conquistou os exibidores brasileiros em uma apresentação promovida pela Universal. O evento foi realizado na última quinta-feira (18), em São Paulo, onde a distribuidora também revelou alguns detalhes de sua campanha de marketing.

Danielle Silva, que atua no departamento de Programação da Universal e da Warner no Brasil, destacou que a distribuidora vê muito potencial no filme, sobretudo pelo momento de hype que vive o ator Ryan Gosling, e deixou no ar que poderão haver investimentos para uma continuação, transformando o filme em uma franquia. "Teremos uma sessão de pré-estréia na véspera do feriado e estamos muito felizes e com bastante expectativa. O filme tem bastante potencial, a recepção está sendo muito positiva, e enxergamos em O Dublê potencial para se tornar uma nova franquia", afirmou.

A campanha de marketing do filme está sendo focada em um público masculino e que gosta de esportes mas, após a exibição da Universal, uma coisa ficou clara entre todos os exibidores: o filme tem potencial para conquistar diversos públicos. O Portal Exibidor esteve presente no evento realizado para exibidores e a impressão entre todos os donos de cinemas que estavam presentes é que o filme poderá ser o próximo sucesso de bilheteria.

Renato Oliveira, que é gerente de trade marketing da Warner e Universal no Brasil, reforçou a impressão de sucesso entre todos os públicos ao afirmar que até mesmo os materiais para as campanhas de marketing foram pensados para diferentes públicos. Além disso, o executivo destacou que a campanha feita para o filme estrelado por Ryan Gosling e Emily Blunt é do mesmo nível das campanhas feitas para a franquia Velozes e Furiosos.

"É uma mistura de comédia, romance e ação que conta com atores quentes do momento, então as marcas querem se atrelar ao filme. Nós temos materiais feitos para conversar com todos os públicos e sabemos que isso vai dar certo", disse Oliveira.

Antes da exibição de O Dublê, a Universal também mostrou para o público presente uma mensagem gravada por Ryan Gosling e pelo diretor David Leitch, que afirmaram que "o filme é uma carta de amor para a comunidade de dublês". Além da mensagem da dupla, também foi exibida uma versão estendida do trailer de Furiosa: Uma Saga Mad Max (Warner) e do filme Twisters (Warner), ainda sem título em português.

A campanha de marketing de O Dublê no Brasil, aliás, começou muito antes de sua estreia nos cinemas. Ainda durante a CCXP 23, que aconteceu entre 30 de novembro e 3 de dezembro do último ano, a Universal apostou alto no filme, dedicando boa parte do seu stand no evento exclusivamente ao filme. Agora, com a proximidade da estreia, uma das apostas da distribuidora é no que está sendo chamado de "elenco de milhões". A Universal fala em "Barbieheimer Parte 2" ao usar a presença de Ryan Gosling em Barbie (Warner) e de Emily Blunt em Oppenheimer (Universal) em suas campanhas de marketing. Enquanto o primeiro filme conseguiu um público de mais de 10 milhões de espectadores no Brasil, o segundo levou mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas.

Além da utilização das duas principais estrelas da produção, a figura do diretor David Leitch também está sendo bastante explorada pela Universal em sua campanha. Além de destacar que Leitch é o diretor por trás de sucessos como Trem Bala, Deadpool 2, Atômica e Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw, e produtor de John Wick: De Volta ao Jogo, Anônimo e Noite Infeliz, a distribuidora também faz questão de destacar que o diretor já teve diversas atuações como um dublê profissional, criando uma certa proximidade entre criador e criatura.

Na parte de mídia, houve inserções do trailer do filme e comerciais na TV aberta durante eventos e programas de grande audiência, como as finais dos campeonatos paulista e carioca de futebol, no dia 7 de abril, além da final do Big Brother Brasil, em 16 de abril. Além dos grandes eventos, a campanha também aconteceu de forma esporádica em todos os canais de TV aberta.

Saindo da televisão, a Universal também fez um grande investimento em mídias OOH. No Rio de Janeiro, por exemplo, foi montado um painel especial com aplique 3D sobre o filme no centro da cidade, no período de 22 de abril a 5 de maio, com uma estimativa de impactar pelo menos 1,4 milhão de pessoas. Além disso, também na Cidade Maravilhosa, haverá a exibição de um banner aéreo durante os shows da cantora Madonna nas praias do sul da cidade, com uma previsão de impactar 2 milhões de pessoas.

Outras mídias OOH, como bus shelter, relógios e bancas de jornais, por exemplo, também serão espalhadas por diversas capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília.

Por fim, a Universal também está disponibilizando uma série de diferentes materiais como triedros e displays de balcões para os cinemas e exibidores, além de parcerias com grandes marcas e influenciadores nas redes sociais para a criação de conteúdos que vão de trends até memes.

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