Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Homenagem

13 Setembro 2019 | Thais Lemos

Guaraci Carvalho se aposenta e será homenageado na Expocine19

Em entrevista ao Portal Exibidor, o profissional falou sobre as mudanças que acompanhou durante esses anos

Compartilhe:

(Foto: Paramount)

Após 41 anos no mercado, Guaraci Carvalho anuncia a sua aposentadoria. E para homenagear este grande nome do setor, a Expocine19 entregará um prêmio para reconhecer toda a sua dedicação e importante trabalho no mercado. Guaraci receberá a homenagem no primeiro dia do evento (01/10) no Centro de Convenções Frei Caneca (SP). “Eu estou surpreso, fiquei supercontente, porque a notícia veio em um momento muito feliz na minha vida”, disse Guaraci. "Ele é um nome muito querido do mercado e com certeza é referência para todos que ingressam na distribuição e exibição de cinema", conta Marcelo J. L. Lima, CEO do evento.



Para comemorar a sua trajetória de 41 anos na distribuição, o Portal Exibidor conta agora um pouco da história deste profissional que começou em 1978, no Cinema International Coporation (CIC), empresa que distribuía filmes de diversos estúdios. Sua primeira atuação foi como auxiliar de programador, e o primeiro filme em que trabalhou foi o icônico Os Embalos de Sábado à Noite, que chegou em julho de 1978 no Brasil. “Eu sempre adorei cinema, desde pequeno. Era a realização de um sonho de criança. Foi muito marcante [o lançamento do filme]”, revelou.

Na década de 1980, a empresa se transformou na United International Pictures (UIP), e Guaraci foi promovido a programador. No início dos anos 2000 a UIP deu lugar à Paramount, onde Guaraci trabalhou até ontem, quinta-feira (12). “Eu acompanhei todas as mudanças do mercado, tanto técnicas, como maneiras de vender filmes”, afirmou. “Hoje a distribuição de filme é muito diferente do que era. Sou de uma época que o importante era colocar o filme no cinema e acompanhar sua continuidade. Hoje, com a digitalização, o mercado tem muita opção de filme e poucas salas”.

Além disso, quando um filme era lançado, ele ficava por muito tempo em cartaz, porque havia poucas ofertas de títulos. “Hoje, você tem um leque enorme de filmes no mercado, a demanda é muito grande. A digitalização trouxe esse benefício”, contou. Outra grande mudança, são as campanhas de divulgação dos lançamentos, que hoje exigem um estudo muito grande para entender qual perfil de público atingir. “No passado para a divulgação utilizávamos o espaço na TV, rádio e jornal impresso. Hoje você tem diversas plataformas e impacta diretamente o cliente”.

Para exemplificar as mudanças, Guaraci relembrou do dia que foi ao cinema assistir a O Tubarão (1975), e ficou mais de uma hora na fila para conseguir os ingressos. “Pra você ver como as coisas mudam... hoje dá para comprar o ingresso do celular, sem sair de casa”, comentou.

Mesmo com tantas mudanças, Guaraci não enxerga o futuro do mercado com preocupação. “O cinema nunca está em crise, senão não teria mais de 100 anos [de atuação]. É um mercado sólido que continua se renovando, inovando e reinventado para atrair o público”. Para ele, as novas plataformas de streaming podem impactar num primeiro momento, "como impactou o DVD”, relembrou, mas será algo passageiro. "O cinema é um mundo mágico. Na sua casa você fica restrito, não sente as emoções das outras pessoas”. O programador comemora, inclusive, o lançamento agora de Projeto Gemini pela Paramount, um longa inovador em termos tecnológicos, já que foi filmado em 124 quadros por segundo, gerando uma definição, qualidade de imagem e nível de detalhes superior.

Dedicação

Mais de 40 anos em um mesmo mercado, não é para qualquer um e Guaraci conta que fez amigos memoráveis durante esta história como Gilson Cataldo que foi a pessoa que lhe entrevistou e foi seu superior por muitos anos. Além disso, os próprios exibidores mantém um relacionamento bastante amigável com o ex-booker que não lembra de um só parceiro ou cliente que o deixou de atender em todos esses anos. “O diálogo é muito importante na negociação”, falou ao contar que seu trabalho ia além da vendagem de filmes, pois sempre prezava por uma boa conversa com os exibidores. Isso, inclusive, é confirmado por Cesar Silva, VP e diretor geral da distribuidora no Brasil. "Ele sempre demonstrou compromisso em manter alta qualidade de nossos serviços aos exibidores e um cavalheiro nas relações pessoais dentro e fora da Paramount".

Em seus últimos dias de trabalho o programador recebeu o carinho e homenagem dos colegas.Sinto-me privilegiado por ter dividido meu dia a dia com o Guaraci durante esses quase três anos em que estou na Paramount. Profissionais com as qualidades do Guaraci hoje em dia são raros. Tenho a certeza de que nosso querido Guará se despede da Paramount com a sensação de dever cumprido. Aproveito para desejar muitas alegrias nessa nova fase de sua vida, espero que ele possa curtir momentos felizes com sua família e amigos e que não se esqueça de nos visitar para um cafézinho sempre que possível, declarou Thiago Madruga, diretor de vendas da empresa.

"Guaraci trabalhou 41 anos na Paramount e vinha para o escritório como se fosse seu primeiro dia na empresa. Estamos felizes em saber que ele está iniciando nova fase da vida como aposentado com a mesma motivação e alegria que veio trabalhar todos os dias", completou Cesar Silva.

Compartilhe:

  • 0 medalha