Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Clássicos

30 Outubro 2019 | Thais Lemos

10 diretores de Hollywood indicam seus filmes de terror favoritos. Confira!

Cineastas contam quais longas do gênero são mais aterrorizantes

Compartilhe:

(Foto: Jason Merritt - © 2014 Getty Images)

O Halloween é a ocasião perfeita para assistir a um filme de terror, principalmente os clássicos. Pensando nisso, o IndieWire reuniu indicações de grandes diretores de Hollywood para você curtir a data com diversas opções do gênero.

Publicidade fechar X

Conhecido por fazer filmes sangrentos e violentos, Quentin Tarantino afirmou que o longa japonês Audição (1999) é uma verdadeira obra-prima em uma entrevista em 2009. A história mostra o executivo Aoyama, que é convidado para participar do teste para a escolha de uma atriz, mas Asami Yamazaki, profissional escolhida, não parece ser quem realmente é.

Os Inocentes (1961) foi considerado por Martin Scorsese como um dos filmes mais aterrorizantes já feitos. E, convenhamos, que ultimamente está difícil de agradar a Scorsese, então essa dica vale muito a pena! “Essa adaptação de Jack Clayton [cineasta] de ‘A Volta do Parafuso’ é um dos raros filmes que faz justiça a Henry James [autor da história]. É lindamente trabalhada e atuada, imaculadamente filmada e muito assustadora”, declarou.

Já Guillermo del Toro afirmou que Os Olhos Sem Rosto (1960), de Georges Franju, é um de seus favoritos do gênero. “O longa me influenciou bastante com o contraste entre beleza e brutalidade. O choque de imagens assustadoras e encantadoras raramente tem sido mais poderoso”, disse o diretor para o Criterion.

Para o diretor que ama essa época do Halloween, Tim Burton, O Homem de Palha (1973) é um de seus longas favoritos de Christopher Lee. “Não foi um filme que fez muito sucesso quando foi lançado, mas é realmente hipnótico e incrível”, disse ao Rotten Tomatoes.

Já Pedro Almodóvar, ao nomear 13 filmes espanhóis que os mais inspiraram como diretor para o Instituto Britânico de Cinema, citou o terror Rapture (sem nome em português). “É um filme que ninguém viu na época e que agora é um clássico moderno absoluto”, declarou.

James Wan, conhecido por franquias milionárias como Jogos Mortais e Invocação do Mal, disse que Os Outros (2001) é trabalhado à moda antiga. O longa dirigido por Alejandro Amenabar e com Nicole Kidman no elenco, foi escolhido por Wan em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, quando questionado sobre os filmes de terror que o inspiram. Ou seja, esse vale muito a pena assistir!

Dirigido por Ridley Scott, Alien: Convenant (2017) foi um dos longas que surpreendeu o veterano Christopher Nolan. “Ele criou um mundo extraordinário completamente imersivo”, disse à Media Company. O longa é o sexto da franquia de Alien e se passa antes do primeiro filme, Alien, O Oitavo Passageiro de 1979. 

E não é de se esperar que Gaspar Noé, autor do ousado Clímax, tenha como referência um filme escrito pelo surrealista Salvador Dalí, não é? Noé indicou o curta-metragem dirigido por Luis Buñuel e escrito pelo pintor espanhol, Um Cão Andaluz (1929). Segundo o cineasta, o curta é chocante. “Se eu pudesse ver a reação [da plateia], tenho certeza de que nunca houve pessoas ficando mais loucas na história do cinema do que os primeiros espectadores desse filme”, declarou o diretor ao Rotten Tomatoes.

O diretor do clássico do terror O Exorcista (1973), William Friedkin, afirmou que Violência Gratuita (2007) é o filme mais aterrorizante, ao eleger seus filmes favoritos de terror favoritos. “[O filme] envolve dois jovens punks em uma vila rural aterrorizando uma família em sua casa. É o tipo de coisa que você vê muitas vezes nas notícias atualmente. Existe a possibilidade de isso realmente acontecer”, disse Friedkin ao Entertainment Weekly.  

Por fim, André Øvredal, autor de Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro, indicou um filme que para muitos é sinônimo de não dormir a noite: Portergeist: O Fenômeno (1982). “Ele tem uma filosofia sobre os assuntos, e não apenas tenta aproveitar as oportunidades para assustar”, declarou.

Compartilhe:

  • 0 medalha