Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

04 Novembro 2019 | Renata Vomero

Presidente da NATO critica Netflix pelo lançamento de "O Irlandês"

Filme terá curta exibição nos cinemas antes de ser lançado no streaming

Compartilhe:

(Foto: Netflix)

O Irlandês, de Martin Scorsese, vem dando o que falar no mercado de cinema nos Estados Unidos – e no mundo. Sendo lançado pela Netflix, a plataforma decidiu desta vez fazer um lançamento prévio de algumas semanas em poucos cinemas selecionados para depois ficar disponível na plataforma digital, no dia 27 de novembro.

Publicidade fechar X

Tendo entrado em oito cinemas já na semana passada, o filme vai chegar a outros oito importantes mercados do mundo no dia 8 de novembro, incluindo o Brasil. A estratégia tem como alvo a temporada de premiações, assim como aconteceu no início do ano com Roma. Ainda assim, os donos de cinema não estão satisfeitos, já que a estratégia continua desrespeitando a janela tradicional de 90 dias.

A questão, no entanto, é que, segundo a Variety, a Netflix não está divulgando quais serão os lugares que contarão com O Irlandês em sua programação a partir do dia 8, seguindo a sua própria política de não abrir seus dados.

A forma de distribuição do filme nos cinemas deixou o presidente da NATO (Associação Nacional dos Donos de Cinemas), John Fithian, bastante insatisfeito com a forma que a Netflix negociou a exibição, sendo que para ele o longa poderia ter um lançamento ainda maior. “É uma decepção muito grande. Este é um grande diretor, um cinéfilo, que fez todos os tipos de filmes importantes para a nossa indústria. E O Irlandês será exibido em um décimo das telas em que deveria ter sido exibido, se a Netflix estivesse disposta a entender os nossos membros. A Netflix ainda tem tempo para corrigir e acomodar cineastas que desejam um lançamento nos cinemas. Se não o fizerem, seus concorrentes certamente o farão”, comentou.

Para o The New York Times, Scott Stuber, diretor de produções originais da Netflix, comentou que: “Para O Irlandês, era importante termos a exibição nos cinemas, colocá-lo em grandes salas onde as pessoas podem se reunir e ter a oportunidade de ver dessa maneira mais tradicional. Mas também acho que as pessoas também vão adorar na Netflix”, concluiu.

Compartilhe:

  • 0 medalha