Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

04 Novembro 2019 | Thais Lemos

Programação do Chile tem datas alteradas por conta de manifestações

Frentes do audiovisual chileno mostram apoio aos protestos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Chile vem enfrentando uma onda de manifestações desde o início de outubro deste ano, que começou por conta do aumento da tarifa de metrô, e mesmo após o presidente Sebastian Piñera suspender a decisão, os atos continuaram levando mais de 1 milhão de pessoas a protestos nas ruas.

Publicidade fechar X

A comunidade audiovisual chilena vem participando ativamente das manifestações, cancelando estreias de filmes e festivais. Alguns filmes, como Pacto de Fuga, de David Albala e Mujeres Arriba, de Andrés Feddersen, que tiveram suas estreias canceladas na semana passada, não tiveram novas datas de lançamentos anunciadas. As informações são do Latam Cinema.

O FICWallmapu, festival de cinema indígena realizado na cidade Temuco, estava previsto para acontecer entre o dia 5 e 9 de novembro, mas a organização decidiu suspender o evento para “renovar o processo de transformação social que estamos vivendo”, segundo comunicado. A terceira edição do Festival de Cinema de Rancagua (FECIRA), o Antofacine, e o 14º Festival Arica Nativa também alteraram suas datas.

Produtores, diretores, roteiristas e atores também emitiram uma declaração recentemente, reivindicando, entre outros pontos, “uma mesa de trabalho transversal que atenda às circunstâncias e necessidades que todos os cidadãos do Chile exigem por meio de uma nova Constituição e pacto social”.

O Sindicato de Cinema Sinteci convocou uma assembleia na semana passada para discutir as condições de trabalho no setor, e alguns filmes que mostram protestos sociais, como A Valsa Dos Inúteis, de Edison Cájas, e Nae Pasarán!, de Felipe Bustos foram divulgados online.

Compartilhe:

  • 0 medalha