Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheteria

27 Novembro 2019 | Renata Vomero

Feriado de Ação de Graças vem sendo tradicionalmente dominado pela Disney

"Frozen 2" deve liderar a bilheteria deste período na América do Norte

Compartilhe:

(Foto: Disney)

A Disney vem sendo a dona da bilheteria do feriado de Ações de Graças comemorado na América do Norte, que acontece sempre na última quinta-feira do mês de novembro, desde que criou a estratégia de lançar suas produções na véspera da data desde 2015. Apesar disso, agora o estúdio lançou Frozen 2 uma semana antes, o que não deve impactar a bilheteria desta Ação de Graças já que o filme está batendo recordes na região e não deve sair do topo de arrecadação da América do Norte tão cedo.



A estratégia é diferenciada já que muitas da animações dos outros estúdios são lançadas durante o verão norte-americano (junho a agosto).

Outros proveitosos títulos da Disney lançados com essa estratégia foram O Bom Dinossauro (2015), Moana (2016), Viva - A Vida É Uma Festa (2017), e WiFi Ralph - Quebrando a Internet, no ano passado. Segundo análise feita pela Variety, os lançamentos dos filmes da Disney combinam muito com esse período, já que é um feriado bastante familiar, característica mais intrínseca dos títulos do estúdio.

No passado, a gigante do entretenimento já usou dessa estratégia para sua programação. Foi o que aconteceu com Toy Story (1995), 101 Dálmatas (1996) e 102 Dálmatas (2000). Desde 2015 para cá, a Disney dominou todos os fins de semana de abertura da Ação de Graças.

Ainda assim, essa é uma estratégia não utilizada somente pela gigante, algumas das franquias mais bem-sucedidas do cinema também contaram com esse pulo do gato, é o caso de Harry Potter, Crepúsculo e Jogos Vorazes. Inclusive, Jogos Vorazes: Em Chamas detém o recorde de maior bilheteria em seu segundo fim de semana, no feriado de Ação de Graças, de 2013. O filme arrecadou US$109 milhões. Desde então, é a Disney que vem desembolsando a maior parcela de arrecadação do período.

Segundo os especialistas, Frozen 2 não deve sofrer grandes ameaças até o lançamento de Jumanji: Próxima Fase (Sony) e Star Wars: A Ascensão Skywalker (Disney). No Brasil, a animação chega aos cinemas no dia 2 de janeiro.

Compartilhe:

  • 0 medalha