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27 Novembro 2019 | Fernanda Mendes

Cinema como meio publicitário, trajetória de sucesso!

Este meio tem se mostrado cada vez mais eficaz para a publicidade e teve um aumento de 60% em participação neste mercado

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*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: ShutterStock)

Cada vez mais as marcas estão batalhando para conseguir chamar a atenção dos consumidores. Com tantas informações que as pessoas recebem no dia a dia, é difícil fazer com que o cliente pare para saber mais sobre o seu produto.

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Por isso mesmo, o cinema tem se mostrado cada vez mais eficaz como um meio para a publicidade já que é um espaço onde capta 100% da atenção dos espectadores e os investimentos das marcas conseguem ter um retorno completo.

Hoje são duas as empresas que auxiliam os cinemas a comercializarem seus espaços para os anúncios publicitários: a Flix Media (com 72% do market share) e a Preshow, hoje atendendo 131 exibidores.

O crescimento da atuação dessas empresas prova o sucesso do cinema como espaço publicitário: no 1º semestre o meio teve um aumento de 60% em participação neste mercado.

Para Cristiano Persona, diretor comercial da Flix, o ponto crucial para este crescimento é o investimento em tecnologia, tanto por parte dos exibidores como das empresas que comercializam os espaços publicitários. “Desenvolvemos métricas, sistemas de distribuição, tudo de acordo com a necessidade dos anunciantes. É importante ter essa agilidade, porque estamos em um mundo digital”, explicou ainda salientando que a digitalização do circuito exibidor em conjunto com os dados fornecidos pela Comscore, também contribuíram para a expansão do cinema como importante meio de mídia.

Adriano Pereira, diretor comercial da Preshow, falou um pouco mais sobre a chegada da digitalização. Para ele, esse avanço tecnológico possibilitou que muitos exibidores antes desconhecidos no mercado publicitário pudessem finalmente formar uma rede e ganhar relevância junto ao mercado de agências e anunciantes. “Em um passado recente para anunciar em cinema eram necessários outros investimentos além da mídia: era necessário fazer o transfer/cópia e obrigatoriamente investir em logística para enviar este material aos cinemas. Todos estes fatores eram empecilhos ao desenvolvimento do cinema como veículo publicitário e dificultavam a participação do cinema no volume total de investimento publicitário no Brasil”, explicou.

Antes da digitalização apenas um terço das salas brasileiras estava disponível para o mercado publicitário, hoje praticamente todos os exibidores são atendidos.

E isso só tem a acrescentar no mercado de cinema, tanto para os exibidores como para os distribuidores. Pereira conta que, entre seus mais de 100 clientes que estão fora das cidades grandes, muitos nunca tinham tido contato com “uma empresa de São Paulo se dispondo a gerar receita para o seu negócio”. Para o lado do distribuidor, também há a possibilidade de veicular outros tipos de conteúdo além do trailer. Um exemplo citado por Maricy Leal, gerente de marketing da Flix, é a campanha que está sendo exibida agora nos cinemas em parceria com a Disney Studios e o Disney Parques. O conteúdo que aparece durante o Flix Channel (que passa na telona antes das sessões) mostra as atrações dos parques aliadas aos próximos lançamentos cinematográficos.

Aliás, a Preshow também busca diferenciar a publicidade nos cinemas. Recentemente, para a campanha da Shoptime de Black Friday, todos os espectadores de uma sessão no Espaço Itaú Botafogo ganharam produtos como secador, relógio e fritadeira.

Toda essa equação ajuda a tornar o cinema cada vez mais competitivo no meio publicitário e ter uma participação maior no planejamento das campanhas e consequente investimento. “Onde entram todas as salas do parque, com entrega em massa e não mais apenas em um único complexo como acontecia”, completa Pereira.

Outra prova deste reconhecimento da mídia de cinema é a indicação da Flix Media ao Prêmio Caboré do Meio & Mensagem, concorrendo com grandes nomes como Google e Elemídia na categoria Veículo de Comunicação – Plataforma de Mídia.

Mas além de todo esforço do mercado para impulsionar essa indústria, o cinema por si só já é um meio propício para o sucesso de qualquer anunciante. Como explicou Pereira, apenas no cinema a publicidade é um aquecimento para a diversão, faz parte da experiência e é uma mídia de preparação. Além disso, Persona também salienta que o cinema é um ambiente onde a pessoa vai para a experiência coletiva e a marca pode entregar sua mensagem em uma experiência positiva e com atenção exclusiva. “Também é um ambiente completamente seguro e a marca não estará vinculada a qualquer mensagem negativa”, finalizou.

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