Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

02 Dezembro 2019 | Fernanda Mendes

Ventana Sur começa hoje (6) com participação da Spcine

Evento promove a coprodução, financiamento e distribuição internacional de conteúdo latino-americano

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

De hoje (2) a sexta-feira (6) acontece a 11ª edição do Ventana Sur, evento de audiovisual em Buenos Aires, Argentina. O Ventana é uma parceria entre o país latino-americano e a França, organizado pelo INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales) e o Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cannes. É esperado mais de 3.500 visitantes este ano.

Publicidade fechar X

O evento é uma janela para produtores que querem mostrar seus trabalhos, seja longa-metragem, curtas ou até produções para TV. Nos últimos dois anos, aliás, o evento tem sido um bom espaço para fechar coproduções durante o fórum Proyecta, que acontece em parceria com o Festival de San Sebastian.  

Entre as delegações internacionais que participam do evento estão do Reino Unido, França, Espanha, Itália e Chile. O Brasil está presente com a exibição de alguns filmes como Zion de Bruno Ribeiro, e por meio dos estandes das instituições Cinema do Brasil e Spcine. Laís Bodanzky, presidente da empresa de audiovisual paulistana, receberá os visitantes para tirar dúvidas sobre os serviços promovidos pelo órgão e também vai se encontrar com representantes do audiovisual internacional para trocar experiências sobre políticas públicas e debater as novidades para o setor.

“A principal virtude do Ventana Sur foi evoluir naturalmente para um mercado de filmes. Há uma escassez de talentos e uma alta demanda por produções”, contou Ralph Haiek, codiretor do evento, em uma entrevista ao portal Variety.

Aliás, na visão no site norte-americano a América Latina passou de um território em ascensão no mercado audiovisual, para um território em desaceleração. Como exemplo, a Variety fala sobre a desvalorização do dólar na Argentina e o corte do governo brasileiro de 55% para 2020 em incentivos para os projetos de audiovisual. No entanto, o site reconhece que os diretores e as produções latinas estão ganhando o mundo cada vez mais.

O Ventana Sur também receberá diversos especialistas em cinema para debates abertos ao público. No total serão 30. O renomado Gaspar Noé conversará com Thierry Fremaux, diretor do festival de Cannes. Já a produtora Frida Torresblanco, que trabalhou com Guillermo del Toro em O Labirinto do Fauno, fala hoje (2) pela tarde sobre o futuro do modelos de negócio no audiovisual.

Além das mesas, o Ventana oferece sessões de pitchings e mostras competitivas de filmes como o Blood Window, que traz filmes do gênero fantástico, e o Animation! que traz a oportunidade de produtores independentes mostrarem seus trabalhos de animação.

Compartilhe:

  • 0 medalha