Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política Pública

06 Dezembro 2019 | Renata Vomero

Lançamentos nacionais crescem 8,6% em 2018, diz Ancine

Relatório reúne informações de exibição, distribuição e produção

Compartilhe:

Cena do filme "Os Farofeiros" (Foto: Downtown/Paris)

A Superintendência de Análise de Mercado (SAM) da Ancine publicou no site do OCA (Observatório Nacional do Cinema e do Audiovisual), o Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2018. Esse é um movimento que a agência vem tomando de investir em análise de dados para poder trazer melhorias para todo o mercado.

Publicidade fechar X

O relatório reuniu dados de toda a cadeia do audiovisual, desde bilheteria, distribuição até o parque exibidor. Entre os destaques, está o crescimento de títulos brasileiros lançados em 2018, sendo 185 lançados no ano. Esses filmes venderam mais de 24 milhões de ingressos, representando uma participação de público de 14,8%, maior da América Latina.

Os cinco títulos brasileiros de maior bilheteria do ano foram Nada a Perder, com 12 milhões de ingressos; Os Farofeiros, com 2,6 milhões; Fala Sério, Mãe!, 2,3 milhões; Tudo Por Um Popstar, 1,1 milhão, e Minha Vida em Marte, com 925,4 mil. Todos esses títulos foram distribuídos pela Downtown  e Paris Filmes.

Já entre as produções internacionais que mais fizeram sucesso no Brasil, estão Vingadores: Guerra Infinita (Disney), com público de 14,5 milhões; Os Incríveis 2 (Disney), que teve 9,8 milhões de espectadores, Pantera Negra (Disney), 7,4 milhões; Aquaman (Warner), 5,5 milhões, e Hotel Transilvânia 3 (Sony), com 5,3 milhões. Desta maneira, com exceção do título da Sony, quem dominou o gosto dos brasileiros para os cinemas foram os super-heróis.

Também apresentando o número de salas por região e a quantidade de habitantes por sala, o Anuário também apontou um crescimento do índice de habitantes por sala da região nordeste do Brasil.

Os dois filmes que foram exibidos em maior quantidade de municípios foram as animações Hotel Transilvânia 3 (Sony) e Os Incríveis 2 (Disney), elas entraram em cartaz em mais de 400 cidades brasileiras. Em termos internacionais, o Brasil também teve um crescimento em coproduções. 22 dos títulos lançados foram feitos em parceria com outro país.

Em breve, o Portal Exibidor publicará uma análise mais detalhada do relatório da Ancine.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha