Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Novidade

16 Dezembro 2019 | Fernanda Mendes

Projeto de Lei obriga cinemas a reservar sessão mensal para pessoas com transtorno do espectro autista

Lei Romeo Mion já foi aprovada pelo Senado e agora precisa ser sancionada pelo presidente

Compartilhe:

(Foto: Jornal de Brasília)

O Projeto de Lei 2573, batizado de Lei Romeo Mion, foi aprovado pelo Senado na última quarta-feira, dia 11. O projeto, entre outras questões, institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, o que será mais uma garantia do atendimento prioritário em todos os estabelecimentos, públicos e privados.

Publicidade fechar X

Mas a lei também movimentará o mercado de cinema, já que obriga os cinemas a reservarem uma sessão mensal destinada a pessoas com transtorno do espectro autista, sendo que a sala de exibição deve oferecer recursos com acessibilidade para estas pessoas, que inclui luzes acesas durante a sessão e som mais baixo.

O projeto deve ser sancionado pelo presidente nos próximos dias.   

Já há cidades onde há leis municipais que obrigam os cinemas a oferecerem sessões mensais deste tipo, como é o caso de Salvador (BA). Além disso, também existe o projeto Sessão Azul, que tem parceria com cinemas de 14 Estados e oferecem sessões adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais.

“Uma vez sancionada, cidades onde não existem leis municipais, ou que ainda não tenhamos conseguido atingir com o projeto Sessão Azul, também terão suas sessões mensais voltadas a pessoas com transtorno do espectro autista, fazendo com que mais famílias tenham essa opção de entretenimento”, comemorou Leonardo Cardoso, um dos idealizadores do projeto Sessão Azul.

Aliás, as sessões do projeto são sempre acompanhadas por voluntários capacitados para acompanhar as crianças e orientar as famílias. Esse tipo de serviço, segundo Cardoso, é fundamental para que as famílias se sintam mais tranquilas em frequentar as sessões, “já que muitas delas ficam apreensivas com relação à reação do autista em ambientes que não fazem parte de sua rotina”.

Com a aprovação do projeto de lei, a organização da Sessão Azul espera poder oferecer aos cinemas sua experiência para garantir que as equipes estejam aptas a receber este novo público. “Com certeza a PL 2573 será uma grande ajuda também para nós, uma vez que tende a facilitar a negociação de parceria com novas redes de cinema, permitindo que consigamos atingir cada vez mais famílias desse imenso Brasil”.

Compartilhe:

  • 0 medalha